Duccio – LA MAESTÀ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

maesta1

A pintura acima se refere ao painel principal e central da frente do retábulo La Maestà, obra do pintor italiano e pré-renascentista Duccio di Buoninsegna, na qual ele funde elementos góticos e bizantinos. O retábulo esteve no altar principal da Catedral de Siena, sendo depois desmembrado. Foi a única parte criada como uma só composição. O artista demonstra um agudo senso de simetria e ordenação das figuras.

Neste pormenor de Maestà, a Virgem Maria, com seu Menino Jesus no colo, encontra-se ladeada por vinte anjos e dezenove santos. Dentre eles se encontram quatro padroeiros da cidade de Siena que aparecem ajoelhados em primeiro plano. Trata-se de uma composição simétrica, com o mesmo número de figuras de cada lado. A Virgem e o Menino  possuem um tamanho maior em razão da hierarquia que detêm. Ela se encontra sentada num suntuoso trono de mármore trabalhado. Traz seu rosto levemente inclinado para sua esquerda.

A Virgem Mãe com o Menino nos braços ocupa o centro da composição e encontra-se rodeada por uma legião de anjos, postados à sua direita e à esquerda, muito parecidos em suas posições e fisionomias. Aí também estão representados: São João Evangelista, São Paulo, Santa Catarina de Alexandria, São João Batista, São Pedro, Santa Inês e os santos padroeiros da cidade: Santo Ansanus, São Sabino, São Crescentius e São Victor. No friso superior, na parte de cima da composição, dentro de arcos, estão os outros dez apóstolos. Os quatro santos ajoelhados têm seus rostos individualizados.

A Rainha do Céu, figura principal da obra, está envolta por um manto azul-escuro sobre um vestido vermelho, decorado com dourado. Ela está sentada num trono, de frente para o observador, como se o chamasse para dela se aproximar. Uma cortina desce às suas costas, cobrindo a almofada na qual se senta.

Nota: o artista escreveu, ao pé do trono da Virgem, a seguinte inscrição: “Santa Mãe de Deus, traz a paz a Siena e à vida para Duccio, pois assim ele te pintou.”

Ficha técnica
Ano – c. 1308/11
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 211 x 425 cm
Localização: Museo dell’Opera Metropolitana, Siena, Itália

Fontes de pesquisa
Duccio/ Abril Cultural
1000 obras-primas da cultura europeia/ Könemann
http://www.themasterpiececards.com/famous-paintings-reviewed/bid/92327/Famous-Paintings-Duccio-s-Maesta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *