El Greco – O QUINTO SELO DO APOCALIPSE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

quiseda

Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram. (Apocalipse 6.9-11)

A composição O Quinto Selo do Apocalipse é uma das obras mais admiráveis do pintor El Greco. Trata-se de uma das mais excêntricas telas do artista. A composição diz respeito à visão apocalíptica de São João que se encontra representado na pintura. Retrata o momento em que o santo é instado pelo Cordeiro a ver a abertura dos sete selos.

São João em êxtase visionário encontra-se em primeiro plano e sua figura, ajoelhada sobre seu manto rosado estendido no chão, sai da parte inferior da tela para a superior. Ele traz os braços erguidos para o céu, num gesto profético. Usa uma veste azulada com reflexos brancos. Sua figura encontra-se rígida, numa visível forma de “X”.

As almas dos mártires, com seus gestos arrebatados, encontram-se em segundo plano. Elas se levantam de seu túmulo,  aguardando receber a oferta celestial que são os mantos brancos. Parte delas está à frente de um pano verde, à direita, e a outra, à esquerda, à frente de um pano amarelo.

Ao todo são sete almas, todas nuas. Três das figuras que representam as almas masculinas estão ajoelhadas, sendo que duas se encontram de pé. As duas figuras que representam as almas femininas estão de pé, no centro da composição. As almas masculinas levantam os braços para os céus, pedindo a remissão de seus pecados.

As figuras alongadas do artista estão acompanhadas de pequenos anjos que seguram os mantos brancos, símbolo da pureza, com o qual cobrirão as almas em sua passagem pelas as nuvens em direção ao plano superior.

A respeito da pintura opina o Prof. E. H. Gombrich: “Por certo nenhum desenho perfeito e preciso poderia jamais expressar com força tão convincente e sobrenatural essa terrível visão do Juízo Final, quando os próprios santos clamam pela destruição do mundo”.

Ficha técnica
Ano:1608-1614
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 225x 193 cm
Localização: Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA

Fontes de pesquisa
El Greco/ Editora Girassol
A História da Arte/ E.H. Gombrich

2 comentários em “El Greco – O QUINTO SELO DO APOCALIPSE

  1. Antônio Messias

    Lu

    É incrível perceber como o religioso influenciou e motivou as mais diferentes temáticas da arte em todos os tempos. Mudaram e criaram estilos usando a mesma temática em diferentes épocas. Chama a atenção as sobras da veste do São João conectar com o cenário de fundo, com todos os elementos envolvidos na aura da espiritualidade.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Antônio

      El Greco foi um artista extremamente tomado pela fé. Suas obras são carregadas de espiritualidade, realmente.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *