FESTA DE SÃO JOÃO (Aula nº 108 C)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição Festa de São João é uma obra do compositor, cantor, sambista e pintor brasileiro Heitor dos Prazeres. O artista optou pela arte naïf, palavra que significa “ingênuo” ou “inocente” em francês e que tem naïve como sua forma feminina. Os pintores que se incluíam em tal gênero não eram levados a sério até então, sob o argumento de que não possuíam formação acadêmica, ou seja, não carregavam em seu bojo a educação formal exigida pelo mundo artístico até então.

Numa pracinha circular de chão batido, rodeada por quatro casas à vista, enfeitada com bandeirolas coloridas, um grande grupo de pessoas festejam o São João, festa popular brasileira muito apreciada em todo o país. A criançada diverte-se soltando balões e tentando subir no pau de sebo — brincadeira própria das festividades juninas — que divide a composição ao meio. Alguns adultos, na parte esquerda da composição, observam a cena.

Quatro músicos tocando seus instrumentos estão à direita do quadro, próximos a duas mulheres com seus vestidos de chita coloridos e rodados. Mais à frente crepita uma fogueira e próximos a ela dela dança um casal e três mulheres. Dois garotos brincam com um balão.

Heitor foi convidado em 1943 parar participar da mostra dedicada à Arte Latino-Americana, no Roual Air Force (RAF) em Londres, em benefício das vítimas da Segunda Guerra Mundial. Sua tela Festa de São João foi indicada por seu amigo Augusto Rodrigues que também fazia parte da mostra, juntamente com outros artistas de vários países. A obra de Heitor chamou a atenção da rainha Elizabeth (à época, princesa) que, impressionada com a alegria e a espontaneidade vista no trabalho do artista, acabou comprando o quadro. Ela também se interessou por ele, fato que trouxe grande notoriedade para seu trabalho no mundo das artes plásticas, pois nesse mesmo ano ele foi convidado a expor, individualmente, em Belo Horizonte, no diretório acadêmico da Escola de Belas Artes.

Ficha técnica
Não encontrada

6 comentaram em “FESTA DE SÃO JOÃO (Aula nº 108 C)

  1. Marinalva Autor do post

    Lu

    Aqui em nossa cidade e cidades vizinhas as festas juninas estão “bombando “, cantores de fora , daqui e da região estão fazendo a alegria do povo. Muita comida e bebida (milho verde cozido , curau, caldo de pinto, quentão e outros). O CENTRO FESTIVO foi todo enfeitado, ficou maravilhoso. É pertinho de minha casa. Mas o frio me deixou sem coragem para ir lá. Se estende a 29 , São Pedro. Muitos fogos de artifício queimam no céu. Gosto mto dessa data, alegre e festiva. Faz o povo esquecer por alguns dias o sofrimento da vida sofrida que leva.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      Você viu o caso de prefeituras que estão pagando horrores aos sertanejos, verba retirada da saúde e da educação? Essa gente está nadando neste governo. É bom ter cuidado com a Covid que se encontra na quarta onda. Aqui está por todo lado. Quem vacinou passará tranquilo pela doença.

      Beijos,

      Lu

      Responder
  2. Adevaldo Rodrigues de Souza

    Lu

    Bonita e importante obra de Heitor dos Prazeres, um talentoso pintor e músico negro que nasceu no Rio de Janeiro. Ele retratou a vida nas favelas cariocas com crianças brincando de soltar balão e pipas, pular corda e jogar argolas, homens jogando sinuca e baralho, jovens em festas juninas e rodas de samba.

    Como músico foi autor de várias composições como “Pierrô Apaixonado”, que é sucesso até hoje nos salões carnavalescos e ajudou na fundação da escola de samba Portela. Sobre o quadro “Festa de São João” é uma verdadeira amostra da arte naïf que nos apresenta um dos símbolos de nossa tradição – Festa de São João. Tem fogueira, balões, bandeirolas, batuque, danças, pau de sebo e personagens vestidas de trajes típicos. Mostra também uma característica de seu trabalho: o rosto das pessoas sempre pintado lateralmente e com a cabeça e o olhar para o alto. Parabéns pela escolha dessa importante obra para compor o elenco do curso.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      Heitor dos Prazeres foi um grande artista brasileiro tanto dentro da arte pictórica quanto na música. É interessante como a arte Naïf mostra várias situações dentro de um mesmo quadro. A Feira Hippy de Belo Horizonte apresenta vários pintores desse estilo, mostrando obras incríveis – e caríssimas. Hoje elas têm um grande valor.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  3. Hernando Martins

    Lu

    A arte Naif aqui no Brasil mostra a alegria da nossa cultura, trazendo muitas cores e simplicidade. O artista Heitor dos Prazeres foi muito assertivo nessa composição intitulada “Festa de São João”, resgatando a beleza e a graciosidade das festas de rua do povo brasileiro.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Hernando

      Trata-se de uma obra muito linda e expressiva que retrata a festa mais popular de nosso povo.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.