Gerard ter Borch – A CARTA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

O artista holandês Gerard ter Borch (1617-1681), também conhecido como Gerard Terburg, foi um reconhecido pintor de gênero. Era filho de Gerard ter Borch, o Velho, também artista, o que contribuiu para que ele desenvolvesse seu talento ainda muito jovem. Sua irmã Gesina ter Borch também se tornou pintora. É provável que o artista tenha estudado com Willem Cornelisz Duyter ou com Pieter Codde. Foi um artista muito viajado, absorvendo vários tipos de influências. Em Madri, além de ser contratado, ainda recebeu a honraria de “Cavaleiro de Philip IV”, mas acabou retornando a seu país. As obras encontradas do pintor são poucas, cerca de 80, espalhadas por diversos museus, coleções e galerias. As suas pinturas eram muito apreciadas em sua época, sendo ele mais conhecido como um pintor de gênero, especializado sobretudo em representações da vida doméstica da classe média e de seus rituais.

 A composição denominada A Carta é uma pintura de gênero, uma das obras típicas do artista. No ambiente encontram-se três personagens, todos de pé, próximos a uma mesa, sendo um homem e duas mulheres. Ali também está um cãozinho malhado, animal muito presente nos trabalhos do pintor, sobre um banco almofadado, de olho no desenrolar da cena. O grupo forma um triângulo, cujo eixo é a figura central da mulher que se encontra mais desviada para a direita.

A mulher, muito bem vestida e com as mãos escondidas por dentro de seu longo capote, encara o rapaz que gentilmente dobra-se e estende-lhe a mão direita para entregar-lhe uma carta. Atrás dela uma serviçal, visivelmente surpresa, coloca uma bandeja de metal com um jarro dentro sobre a mesa luxuosamente forrada. Ela traz uma mão no fundo da bandeja e a outra na alça do jarro, mas seus olhos estão fixos no estafeta que, pelas vestes, chegou a cavalo. Em cima da mesa também se encontram um castiçal, um tinteiro com uma caneta e um papel embaixo.

O fundo da composição é muito escuro, realçando ainda mais as figuras.

Ficha técnica
Ano: c. 1655
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 56 x 46 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *