Giorgio Morandi – A CASA ROSA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Giorgio Morandi (1890 – 1964) veio de uma família muito modesta da cidade de Bolonha, onde nasceu. Seu pai Andrea era um pequeno comerciante e sua mãe Maria Maccaferri dona de casa. Foi o primeiro de cinco irmãos.  Após os estudos regulares, ele trabalhou no escritório de seu pai por um tempo. Embora sua cidade fosse desprovida de tradições artísticas, ali havia uma Academia de Belas Artes, onde o rapazinho veio a estudar, mesmo percebendo que o ensino ministrado pela academia era muito limitado. Passou a completar sua instrução com a leitura de livros e revistas de arte, vindas da França, pois naquela época a Itália vivia um período de relativa obscuridade.

A pintura denominada “A Casa Rosa” é uma obra do artista. A casa apresenta muros rosados, uma vegetação simples e o céu quase sem cor. A paisagem faz imaginar uma existência tranquila e mais interiorizada. O artista deixa patente que não o assunto que lhe interessa, mas, sim, as formas, as cores e o valor plástico das coisas. O objeto pintado sempre tem algo a dizer, em razão da visão sensível que ele traz da realidade.

Assim como os utensílios pintados por Morandi, a paisagem é sempre anônima em suas obras. Tudo tem um valor especial que toca a sua sensibilidade.

Ficha técnica
Ano: 1925
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 42 x 45 cm
Localização: Coleção Particular

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *