Autoria de Lu Dias Carvalho
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O admirável pintor italiano Giotto di Bondone mostra em seu afresco intitulado Apresentação no Templo o Menino Jesus, recém-nascido, sendo segurado por Simeão — um venerável senhor idoso que tinha o poder da profecia. Ele recebe a criança dos braços da Virgem Maria que ainda são vistos estendidos.
Ao segurar a criança, as mãos de Simeão apresentam-se cobertas. Ele não toca no Menino em reconhecimento à sua divindade. Atrás dele está Ana — a profetisa — segurando um rolo com as profecias relacionadas à vida do recém-nascido. O drapeado bem feito de suas vestes confere-lhe autoridade, força e respeito.
A auréola dourada que se vê na cabeça de alguns dos personagens presentes na cena revela a divindade deles. Dentre as sete figuras, apenas duas delas não possuem o halo: a profetisa e uma mulher à direita de São José, possivelmente Sant’Ana. Em sua composição Giotto cria uma cena que convida o observador a participar do batismo de Cristo no templo.
Naquela época era costume oferecer um sacrifício após a visita ao templo, mas como a família de Jesus era muito pobre, o artista apresenta José oferecendo apenas duas pombas em vez de um cordeiro. Giotto retrata a cena diante de um altar que simboliza o templo, enquanto em cima, sob um céu azul, um anjo, com um cetro na mão, rende homenagem ao Menino indicando que ele será Rei.
Curiosidade
Lucas é o único dos cinco evangelistas a tratar da Circuncisão e da apresentação de Jesus no templo. Ainda na Igreja Cristã Primitiva, a circuncisão foi substituída pelo batismo que, conforme São Paulo, é uma circuncisão espiritual. Sendo que, após 40 dias de purificação, Jesus foi levado ao Templo de Jerusalém.
Ficha técnica
Ano: 1304/1306
Técnica: afresco
Dimensões: 200 x 185 cm
Localização: Capela Scrovegni, Pádua, Itália
Fonte de pesquisa
Cristo na Arte/ Manoel Jover
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