Giotto – APRESENTAÇÃO NO TEMPLO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Maria1

Em sua composição intitulada Apresentação no Templo o pintor italiano Giotto mostra o Menino Jesus, recém-nascido, sendo segurado por Simeão — um venerável senhor idoso que tinha o poder da profecia. Ele recebe a criança dos braços da Virgem Maria.

Ao segurar a criança, as mãos de Simeão não a toca em reconhecimento à sua divindade. Atrás dele está Ana — a profetisa — segurando um rolo com as profecias relacionadas à vida do recém-nascido. O drapeado bem feito de suas vestes confere-lhe autoridade, força e respeito.

A auréola dourada que se vê na cabeça de alguns dos personagens presentes na cena revela a divindade deles. Dentre as sete figuras, apenas duas delas não possuem o halo: a profetisa e uma mulher à direita de São José, possivelmente Sant’Ana.

Naquela época era costume, oferecer um sacrifício após a visita ao templo, mas como a família de Jesus era muito pobre, José oferece duas pombas em vez de um cordeiro. Giotto retrata a cena apenas diante de um altar que simboliza o templo, enquanto em cima, sob um céu azul, um anjo rende homenagem ao Menino.

Curiosidade
Lucas é o único dos cinco evangelistas a tratar da Circuncisão e da apresentação de Jesus no templo. Ainda na Igreja Primitiva, a circuncisão foi substituída pelo batismo que, conforme São Paulo, é uma circuncisão espiritual. Sendo que, após 40 dias de purificação, Jesus é levado ao Templo de Jerusalém.

Ficha técnica
Ano: 1304/1306
Técnica: afresco
Dimensões: 200 x 185 cm
Localização: Capela Scrovegni, Pádua, Itália

Fonte de pesquisa
Cristo na Arte/ Manoel Jover

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *