Autoria de Lu Dias Carvalho
A pintura Verão faz parte da série “Quatro Estações” do famoso pintor italiano Giuseppe Arcimboldo.
O artista, exímio detalhista, compõe sua figura com habilidade incomparável. Quanto mais distante colocar-se o observador da tela, mais perfeita será a figura masculina, vista de perfil, voltada para a direita, com um leve sorriso nos lábios. E, quanto mais próximo do quadro permanecer, mais se verá em meio a frutos e legumes, pintados detalhadamente, pois tudo ali (pele, cabelo e vestimenta) é imaginário no que tange às partes da suposta figura humana, que se mostra em relevo, em função do fundo escuro do quadro
É interessante observar que na gola alta e hirta de sua veste, feita de hastes de trigo, e com as espigas em forma de renda, o artista escreveu seu nome. Mais abaixo, no ombro, está a data de confecção da obra. O “F”, após o nome, significa “fecit” (fez isto), uma forma de autenticar a obra composta.
Como em sua tela “Primavera”, uma grinalda pintada, em forma retangular, em torno da figura, mostra-se bem diferente do estilo da mesma. Existe a hipótese de que tenha sido agregada à tela mais tarde.
Ficha técnica
Ano: 1573
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 76 x 64 cm
Localização: Museu Nacional do Louvre, Paris, França
Fontes de pesquisa
Arcimboldo/ Editora Paisagem
https://www.nga.gov/exhibitions/2010/arcimboldo/arcimboldo_brochure.pdf
Views: 2
Prezada LuDias
Qual é o estilo do pintor?
Mário Mendonça
Mário
Arcimboldo não tinha um estilo definido. Antes mesmo do surgimento do surrealismo, do impressionismo e do alegorismo, ele já se encaixava em tais correntes, influenciando inúmeros pintores, dentre eles Salvador Dalí. Não perca as outras publicações, pois virão quadros surpreendentes. Estava para convidá-lo para conhecer a obra desse pintor, pois sabia que iria gostar.
Abraços,
Lu