Goya – O COLOSSO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBh goya123

O Colosso é mais uma das obras enigmáticas de Goya, onde predominam as cores escuras. Na época a Espanha havia sido invadida pelo exército francês de Napoleão Bonaparte. Por outro lado, o pintor era acusado de ser “afrancesado”. Portanto, o quadro é fruto de momentos muito difíceis na vida do artista.

A figura central da obra é o gigante nu, de punhos cerrados e rosto semi-oculto, em meio a um céu tempestuoso. Ele parece atravessar as montanhas, de costas para as pessoas e os animais que se encontram no vale. O tamanho diminuto dos demais personagens contrapõe-se com o tamanho colossal  do estranho ser.

Pessoas e animais são visto em louca correria nas mais diferentes direções, num salve-se quem puder, ou pernas para que as quero. O pânico é generalizado, ou melhor, quase, pois um jumentinho branco com arreios, no canto inferior da composição, permanece quieto, como se nada estivesse acontecendo.

Existem muitas teorias criadas na tentativa de decifrar esta composição. Em algumas o jumento branco seria o rei, noutras seria o povo, que nunca percebe o que está acontecendo. Eu fico cá pensando com os meus botões, se o pintor não representou Napoleão Bonaparte que andava abocanhando tudo, na figura do gigante, sendo o asno parado o medíocre Fernando VII?

Dados técnicos
Ano 1808 – 1812
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 116 x 105 cm
Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Goya/ Abril Coleções
Goya/ Coleção Folha
Goya/ Editora Manole Ltda.

2 comentaram em “Goya – O COLOSSO

  1. Ceição Saldanha

    Lu,
    eu sou uma aluna do Ensino Médio e na minha aula de artes, com alguns amigos, iremos fazer uma curta metragem sobre essa obra, você tem alguma dica para nos dar?

    Obrigada pela atenção!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Ceição

      Sou eu quem agradece o seu acesso e comentário. Muito obrigada!

      Sugiro que:
      1. Dê uma pincelada primeiramente na vida do artista.
      2. Fale sobre o estilo (ou estilos) que abraçou.
      3. Fale sobre o porquê da fase de sua pintura negra.
      4. Fale sobre a obra propriamente dita (Colosso).
      5. Veja links que poderão ajudá-la no e-mail.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.