Autoria de Lu Dias Carvalho
Um marinheiro me contou/ Que a boa brisa lhe soprou/ Que vem aí bom tempo. (Chico Buarque)
O domingo nasceu dourado depois de dias e dias nublados, com o sol teimando em surgir. É possível que o astro-rei andasse desencantado com as vilanias que acontecem por aqui. O operário, deslumbrado com a belezura da manhã, de sua janela cantava em alto e bom tom: “Um marinheiro me contou/ Que a boa brisa lhe soprou/ Que vem aí bom tempo/ O pescador me confirmou/ Que o passarinho lhe cantou/ Que vem aí bom tempo”.
O vizinho abriu sua porta, surpreso com a voz alegrada do operário, e perguntou-lhe o porquê de tamanha euforia. Ele lhe respondeu: “Dou duro toda a semana/ Senão pergunte a Joana/ Que não me deixa mentir/ Mas finalmente é domingo/ Naturalmente me vingo/ Eu vou me espalhar por aí/ No compasso do samba/ Eu disfarço o cansaço/ Joana debaixo do braço/ Carregadinha de amor/ Vou que vou/ Pela estrada que dá numa praia dourada/ Que dá num tal de fazer nada/ como a natureza mandou/ Vou/ Satisfeito, a alegria batendo no peito/ O radinho cantando direito/ A vitória do meu tricolor/ Vou que vou/ Lá no alto/ O sol quente me leva num salto/ Pro lado contrário do asfalto/ Pro lado contrário da dor”.
O operário, sempre sem dinheiro para um cinema ou teatro, já há muitos domingos na sua casinha, engaiolado, era pura alegria e amor. Enquanto ajuntava as tralhas para usufruir do dia ensolarado, continuava cantando sua prazenteira canção: “Ando cansado da lida/ Preocupada, corrida, surrada, batida/ Dos dias meus/ Mas uma vez na vida/ Eu vou viver a vida/ Que pedi a Deus”. E alguns que o ouviam cantar, entre sorrisos diziam:
– O pobre fica feliz com tão pouco! E assim, equilibrando-se em meio às correntezas bravias, vai levando a sua insignificante vida!.
Obs.: Chico Buarque canta junto com João Bosco: BOM TEMPO
Nota: Descanso na Praia, obra de Di Cavalcanti
Views: 2
Oxalá marinheiro, pescador, brisa e passarinho estejam certos. Que venha aí bom tempo !
Odonir
Realmente os tempos estão nebulosos. Os piratas tomaram o navio. Mas o povo está saíndo do porão para conter a invasão tramada. E que venha Iemanjá, a rainha do mar, entre flores. Há de fazer bom tempo.
Muito obrigada por sua visita. Volte sempre! Estou trabalhando todas as canções do Chico.
Abraços,
Lu
Querida Lu
Belo texto e linda a música. Na verdade o Brasil precisa com urgência de uma boa brisa. Chega de tempestades e tempo nubloso, que haja bom tempo no Brasil.
PS.Lu eu não acredito que o seu Brasil não tem um ministério da cultura, não quero acreditar.
Abraços
Rui
Tudo chegou a este ponto porque a Justiça não agiu com firmeza, ao permitir que uma presidenta inocente fosse afastada do cargo. O Supremo Tribunal Federal tinha todos os meios para impedir a farsa, como mostram os vídeos gravados por um dos corruptos, em que um ex-ministro do atual governo interino (caiu após o vídeo chegar a público) dizia que era preciso tirar a presidenta, para impedir a operação Lava-Jato que estava a descobrir os roubos dos patidos oposicionistas. E pior, a grande mídia estava compactuada com eles.
O atual presidente interino tirou o Ministério da Cultura, mas já teve que voltar com ele, em razão do protesto dos artistas. O cara é um babaca, que também está com o nome sujo, tirando todos os ganhos dos pobres e dando mais direitos aos ricos. Estamos aqui na luta, para tirá-lo do poder. Torça por nós!
Rui, para acompanhar as notícias do Brasil, leia na internet um jornal chamado BRASIL 247.
Abraços,
Lu
Ótimo artigos, valem a pena ler!
Douglas
Que bom que tenha gostado! Fica o convite para ler outros mais.
Abraços,
Lu