Jacopo da Empoli – SUZANA NO BANHO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O artista Jacopo da Empoli, também conhecido como Jacopo Chimenti (1551 – 1640), foi um pintor italiano reformista, formado no círculo de Andrea del Sarto. Era irmão de Domenico Chimenti que também era pintor. Foi aprendiz de Mazo da San Friano em sua loja e professor de Giovanni Battista Brazzé, Giovanni Gattista Vani e de Virgilio Zabelli, dentre outros artistas. Trabalhou principalmente em Florença, cidade onde nasceu, tendo inspirado suas pinturas nos mestres do século XVI.

A composição Susana no Banho é uma obra do artista. Suzana encontra-se no fundo de uma suntuosa vila urbana, prestes a tomar banho na piscina de seu suntuoso jardim. Uma de suas servas está desatando a manga de seu vestido  – na época, as mangas eram soltas em relação ao corpo da roupa – enquanto a outra criada, ajoelhada no chão, segura uma cesta com toalhas. O artista postou as figuras das três mulheres à esquerda, deixando livre a parte direita da pintura que mostra o rico jardim e a parte de cima de duas edificações, assim como os dois velhos à esquerda.

A bela Suzana usa os cabelos presos em tranças, adornados com pérolas, e veste um rico vestido amarelo com mangas compridas na cor verde. Ela acompanha a ação da criada que a prepara para o banho com o olhar. Enquanto isso, os dois velhos libidinosos – juízes e membros respeitados da comunidade – conhecidos de seu rico esposo, encontram-se escondidos atrás das árvores, à direita, aguardando o momento propício para agirem, ou seja, quando as escravas da bela mulher não mais estiverem ao seu lado. Uma luz abstrata banha a composição.

Esta pintura religiosa (livro bíblico de Daniel) – tema muito retratada na história da arte e cheia de simbologia – traz um cãozinho em primeiro plano, simbolizando a fidelidade de Suzana a seu esposo Joaquim.

Ficha técnica
Ano: 1600
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 229 x 172 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *