JAN STEEN  –  A FESTA DE BATIZADO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH                                                             (Clique na imagem para ampliá-la)

O pintor Holandês Jan Steen (cerca de 1625-1679) era casado com Margaretha Van Goyen, filha do seu mestre em Haia, Jan Van Goyen. É visto como um dos mais importantes pintores do seu país do século XVII. Em sua extensa e variada obra encontram-se trabalhos narrativos e alegóricos, paisagens e retratos. Predominam sobretudo as pinturas de gênero. Ele gostava de reproduzir a vida do povo em pintura simples e alegres, a exemplo de Bruegel que gostava de retratar camponeses.

A composição intitulada A Festa de Batizado trata-se de uma pintura de gênero, obra do artista holandês em estudo, cujo tema já está expresso no título.

Numa grande sala reúne-se um grupo composto por quinze pessoas e um bebê. Todos se mostram alegres e ativos. Ali se encontram parentes e amigos do casal festivo. À esquerda vê-se um enorme vão para a cama, onde a mãe é vista deitada, tendo ao seu lado duas mulheres, uma delas de pé e a outra sentada numa cadeira de madeira, de costas para o observador.

Uma grande mesa ocupa o centro da sala em torno da qual se reúnem as pessoas. O pai, de pé, segura seu bebê enrolado num manto vermelho, como se esse fosse uma boneca de tão rígido que se mostra. Uma mulher, de costas para o observador, arrasta uma enorme cadeira de madeira para sentar-se. Duas outras preparam num imenso caldeirão algum tipo de alimento. No chão são vistos utensílios, dentre os quais estão uma bandeja com pão e um almofariz. Cascas de ovos espalham-se pelo chão e também o que parece ser um ovo inteiro.

A figura no primeiro plano (mulher de costas para o observador) usa roupas coloridas e alegres. Ao contrário das demais, não usa toucas ou panos na cabeça, mas um grande coque, deixando seus cabelos a descobertos, o que era incomum à época. Seu colete combina com o manto do bebê e o tecido da cadeira atraindo o olhar do observador. O berço do bebê é visto em primeiro plano, à esquerda.

Ficha técnica
Ano: 1664
Dimensão: 89, 9 cm x 108,6 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Localização: Wallace Collection, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
História da Arte/ E. H. Gombrich

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *