Juan Rizi – A ÚLTIMA MISSA DE S. BENEDITO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDias Carvalho

O pintor espanhol Frei Juan Andrés Ricci, também conhecido como Frey Juan Rizi (1600- 1682) era filho do pintor italiano Antonio Ricci de Ancona que se mudou para a Espanha juntamente com Zuccaro, no ano de 1585, e irmão de Francisco Rizi. Seu pai foi provavelmente seu primeiro professor. Rizi, pintor do período do Barroco, destaca-se entre os pintores mais conservadores e comoventes da Idade do Ouro espanhola no que diz respeito às suas obras religiosas, tidas como excepcionais. Sofreu influência dos trabalhos de Carducho. Grande devoto da Virgem Maria, o pintor, aos 17 anos de idade, escreveu um livro sobre ela, o que o levou a ingressar no mosteiro beneditino de Montserrat, onde foi professor. Em Madri ele trabalhou como mestre de desenho do príncipe Baltasar Carlos. Escreveu um tratado sobre a arquitetura e a geometria da pintura, intitulado “Pintura Sábia”. Veio a morar na Itália, onde faleceu.

A composição intitulada A Última Missa de São Benedito e também A missa de São Benedito é obra do artista, executada sob a encomenda do mosteiro de San Martín em Madri/Espanha. A pintura, carregada de grande solenidade sacra, é dotada de um vocabulário formal simples, sendo que as figuras fazem uso de uma vestimenta pesada. Encontram-se presentes na cena três figuras humanas:

  • São Benedito – o celebrante
  • um fransciscano que segura o suntuoso manto do santo e
  • um coroinha de costas para o observador, responsável por ajudar o santo na celebração. 

A composição retrata o momento em que São Benedito levanta a hóstia que representa o Corpo de Cristo. À esquerda, junto ao altar, uma pequena mesa, forrada com uma toalha branca de franjas, traz sobre si os objetos sacros que são usados durante o ofício e que compõem uma maravilhosa natureza-morta.   

Ficha técnica
Ano: 1650/60
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 281 x 212 cm
Localização: Real Academia de San Fernando, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *