Hans L. Schäeufelein – A AGONIA NO HORTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O designer, xilogravurista e pintor alemão Hans Leonhard Schäufelein (c.1480 – 1540), embora pouco conhecido, é responsável por obras belíssimas. Muito pouco se sabe sobre sua formação inicial. Até mesmo o nome de “Leonhard” não possui documentação, sendo, provavelmente, introduzido por Albrecht Dürer. Presume-se que tenha sido aluno de Michael Wolgemut e, em sua juventude, ajudante de Dürer, sendo enorme a influência do último sobre seu trabalho gráfico e pinturas. Pode ter prestado serviço na loja de Hans Holbein, o Velho. Trabalhou com o Imperador Maximiliano em grandes projetos de xilogravura. Foi responsável por inúmeras pinturas religiosas. Interessante foi o fato de o artista ter criado um baralho, em 1535, visto como o ponto alto da produção de baralhos na Alemanha do século XVI.

A composição Agonia no Horto é uma das belas obras religiosas do artista. A passagem bíblica conta que Jesus passava por um intenso sofrimento no Horto das Oliveiras, sabendo que a hora de sua morte aproximava-se. Os discípulos, que o acompanhavam, dormiram, enquanto Cristo pedia forças ao Pai para superar aqueles momentos de intenso sofrimento.

Jesus, com sua vestimenta azul, encontra-se ajoelhado no Jardim do Getsêmani, em oração, voltado para a direita, com os olhos direcionados para o céu. Ele não traz uma auréola em sua cabeça, como prova de sua divindade. O artista quis mostrá-lo como homem, que teme o sofrimento e a morte e a eles será entregue. Num plano inferior ao dele, à sua frente, estão três de seus discípulos: Pedro, Tiago e João, que dormem profundamente. Cristo pediu-lhes que vigiassem, enquanto ele rezava.  Judas Iscariotes, o discípulo traidor, surge na estrada ao fundo, à esquerda, atravessando uma ponte que leva ao local, onde se encontra Jesus, acompanhado dos soldados de Pilatos que irão prender o Mestre.

Ficha técnica
Ano: c.1540
Técnica: óleo sobre tília
Dimensões: 50,8 x 38,7 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

 Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
http://www.nga.gov/content/ngaweb/Collection/artist-info.1863.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *