A composição (xilogravura sobre papel) intitulada Retrato de Mulher faz parte de “dez estudos de expressão feminina”, obra do artista Kitagawa Utamaro (1754 – 1806), que foi um dos grandes nomes da arte do ukiyo-e e um renomado mestre de retratos femininos.
Inicialmente, o artista retratava apenas atores, mas depois acrescentou a seus retratos jovens cortesãs, influenciando-se pelo trabalho de Torii Kiyonaga. Contudo, ele não demorou a encontrar seu próprio estilo, como é possível ver na sua série de trabalhos conhecidos como okubi-e, em que as imagens são esboçadas com bustos e faces em primeiro plano, acompanhadas de pomposos penteados.
A gravura acima é okubi-e – característica da composição figurativa –, conforme estilo do artista que dá ênfase à expressão, caráter e detalhes de atitude e vestuário. A retratada é uma mulher jovem e sensual, cujas mãos seguram o tecido da roupa – uma bela seda com figuras de aves voando. Ela usa um requintado penteado, preso no alto da cabeça, com pentes e enfeites, contrastando com a delicadeza de sua face, ombro e seio à vista.
Ficha técnica
Ano: c.1791
Autor: Torii Kiuonaga
Período Edo
Dimensões: 37,7 x 24,3 cm
Localização: Museu Nacional de Tóquio, Japão
Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
O Japão/ Louis Frédéric
Views: 1