Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição Retrato de Sonja Knips foi o primeiro retrato feminino encomendado ao pintor. Nessa época, ele já era reconhecido como um talentoso artista, tanto pela nobreza quanto pela alta sociedade. Sendo esta obra de grande importância para tornar Klimt o pintor favorito das endinheiradas damas burguesas.
A esguia Sophie Amalia Maria Potier des Echelles, apelidada de Sonja, tinha 25 anos quando pousou para este retrato. Ela se encontra no lado direito da tela, sentada na ponta de uma poltrona branca, como se estivesse preste a se levantar. Usa um suntuoso vestido cor de rosa e uma bolsinha vermelha, que se destacam ainda mais em razão do fundo escuro da tela. Sonja tem o corpo inclinado para a frente e olha diretamente para o observador, embora mostre-se distante.
Vê-se que Kimt dedicou ao vestido uma atenção especial, ao destacar a gola, ombros e cintura com pinceladas brancas. Atrás da retratada, o artista pintou orquídeas brancas e vermelhas. Também é possível notar flores e folhas na parte superior da tela, o que dá a impressão de que Sonja estava num jardim.
Ficha técnica
Ano: 1898
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 141 x 141 cm
Localização: Österreichische Galerie Belvedere, Viena, Áustria
Fonte de pesquisa
Gustav Klimt/ Coleção Folha
Views: 1