Lorenzo Lotto – ASSUNÇÃO DA VIRGEM

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

A pintura Assunção da Virgem é uma obra do pintor, desenhista e ilustrador italiano Lorenzo Lotto (c.1480 -1556). O artista serviu de ponte de transição entre os velhos mestres de Veneza e a arte do Barroco tardio no norte da Itália. Dentre os pintores que exerceram influência em sua obra estão Giovanni Bellini, Antonello da Messina, Giorgione, Ticiano e Rafael. Ele pintou altares, obras religiosas e retratos.

A composição intitulada Assunção da Virgem trata-se de uma obra do início da maturidade do artista que abre mão dos modelos clássicos da tradição veneziana. Ele faz uso de uma liberdade de expressão que toma por base grandes nomes da pintura como Dürer, Rafael, Correggio, dentre outros. Esta obra chegou a ser atribuída desde Fra Bartolomeo até Rafael.

O artista representa a subida da Virgem ao céu, senda levada, numa nuvem branca, por cinco anjos. Uma luz dourada emana de suas costas, enquanto raios de uma luz branca saem da nuvem. Ela usa um vestido vermelho e sobre ele um manto azul. Uma coroa de ouro cinge-lhe a cabeça. Ela ocupa o centro da parte superior da composição.

Num plano inferior, um grupo de onze pessoas encontra-se numa paisagem desértica. O grupo olha perplexo para cima, acompanhando a ascensão da Virgem. As figuras mostram-se visivelmente arrebatadas. Seis delas apontam para a Madona. Os gestos são extremados. Uma mulher, à direita, desce em correria um terreno inclinado, para ajuntar-se ao grupo.  Cada figura humana traz uma auréola em torno da cabeça, o que comprova a divindade do grupo. Ao fundo desenrola-se uma paisagem de montanhas.

Ficha técnica
Ano: 1512
Técnica: óleo em tela
Dimensões: 58 x 27 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *