Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição Vênus e Cupido, também conhecida como Cupido Queixando-se a Vênus, ou ainda Vênus com Cupido Furtando Mel é uma obra mitológica do artista alemão Lucas Cranach, o Velho, um dos maiores representantes do Renascimento Sententrional, que pintou muitas versões deste tema. Aqui, o elemento principal da pintura é o nu feminino. Vênus, se comparada a outras obras que seguem os canônes do Classicismo em que é representada como o símbolo da beleza, é compridona e desengonçada.
Cupido, o deus do amor, e sua mãe Vênus, a deusa do amor, encontram-se em primeiro plano, na borda de uma floresta. Ela se encontra nua, com o corpo de perfil, numa posição provocantiva, com um arranjo de plumas na cabeça e inúmeros colares em volta do pescoço. Um diáfano que vai do braço direito à mão esquerda, mal disfarça sua nudez. Traz a mão esquerda num dos galhos de uma árvore com tronco áspero, apinhada de frutos, e a direita voltada para o filho, embora não o olhe. Seu pé direito apoia-se na relva e o esquerdo sobre um galho, abaixo do qual está uma pedra que traz o desenho de um dragão alado, o emblema da assinatura do artista.
Cupido, filho de Vênus com Marte, traz o corpinho nu, virado para o observador, mas a cabeça voltada para a mãe, queixando-se de que fora picado por abelhas, ao roubar o favo de mel que se encontra em sua mão direita, ainda com uma abelha sobre ele. Três outras abelhas são vistas sobre seu corpo: uma na testa, outra no antebraço e uma terceira acima do peito esquerdo. Dois veados-galheiros encontram-se detrás da árvore frutífera, o que leva a crer que se trata de um local selvagem.
Ao fundo é vista uma paisagem rochosa com uma casa de telhado vermelho, cuja sombra é projetada na água, e campos cultivados. Atrás das rochas surge uma cidade com suas torres, com a sombra também refletindo na água. Na parte superior direita da composição, como lição de moral em relação ao mau comportamento de Cupido, está escrito: “não há prazer sem sofrimento”, ou “não há doçura sem dor”, ou ainda “o prazer da vida está misturado com o sofrimento” e ainda “as picadas das abelhas não doem tanto quanto as feridas causadas pelo deus do amor”.
Ficha técnica
Ano: c. 1525
Técnica: óleo sobre madeira transferido para painel
Dimensões: 81,3 x 54,6 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha
Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/lucas-cranach-the-elder-cupid-complaining-to-venus
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