Mazo – A FAMÍLIA DO ARTISTA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

A composição denominada A Família do Artista é uma obrado pintor espanhol Juan Bautista Martinez del Mazo (c. 1911-1667), genro do pintor Diego Velázquez e um de seus mais devotados discípulos. Foi Mazo quem o substituiu como pintor da corte espanhola, após sua morte. Muitas vezes é difícil separar o trabalho de um e de outro. Embora tenha pintado retratos, a originalidade de Mazo estava nas paisagens, gênero no qual  se destacou em meio a seus colegas hispânicos.

A composição apresenta um retrato da família Gonzaga. O artista mostra Francesca de la Vega, sua segunda esposa, as crianças de seu primeiro e segundo casamentos, além de incluir outros membros de sua família. É possível que o artista tenha tomado como inspiração o retrato criado por seu sogro (As Meninas). Velázquez é visto no fundo do quadro pintando um retrato da Infanta Margarida.

No centro da tela, ao fundo, vê-se um retrato de Filipe IV na parede. A inclusão de algum episódio, apresentado como um quadro ou por uma janela, como mostra a cena com Velázquez à direita, era um procedimento comum na arte holandesa.

Ficha técnica
Ano: 1659-1660
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 148 x 174,5 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *