Mestres da Pintura – FRANÇOIS BOUCHER

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O gravador, desenhista e pintor francês François Boucher (1703 – 1770) era filho de um artista que criava padrões para bordados e ornamentos. Iniciou sua vida artística ainda muito jovem, como aprendiz de Fraçois Lemoyne, com quem ficou por um breve tempo, vindo depois a trabalhar para Jean François Cars, um gravador de cobre. Aos 20 anos de idade recebeu o “Grand Prix de Rome” que era um incentivo aos novos artistas.

Depois de uma proveitosa viagem à Itália, onde estudou afrescos de Michelangelo e grandes obras da Renascença, foi admitido na Academia Real de Pintura e Escultura como pintor histórico. Ali se tornou professor e depois reitor, assumindo a seguir outros cargos importantes e tendo uma bem sucedida carreira. Foi inclusive diretor artístico da fábrica real Gobelins –  responsável por desenhar as porcelanas reais – e principal pintor do rei Luís XV. Boucher é tido como um dos mais importantes artistas do estilo Rococó na França, embora a sua época tenha sido dominada pelo estilo Barroco. Em sua obra estão presentes temas mitológicos, cenas galantes e pastoris. Ele não foi apenas um pintor, também fez figurinos para teatros e foi um grande decorador de palácios.

Dentre as influências recebidas estão as de seu mestre François Lemoyne, as de Jean-Antoine Watteau e as de Peter Paul Rubens. Suas obras decorativas – donas de grande leveza – primam, sobretudo, pelos temas sociais ou mitológicos. Ele gostava de retratar com suas pinturas eróticas a elegância dos ambientes requintados de sua época. Foi o principal pintor da corte francesa do rei Luís XV e o principal desenhador das porcelanas reais. Possuía uma técnica virtuosa e refinada, sendo muito popular na corte, tendo sido escolhido como o pintor favorito de Madame de Pompadour – famosa amante do rei – celebrizando seus retratos.

Fontes de pesquisa:
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Rococó/ Editora Taschen
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Boucher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *