Michelangelo – A ABÓBADA DA CAPELA SISTINA (II)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

sist2

Michelangelo dividiu a abóbada em cinco zonas, cada uma delas com uma decoração específica (ver quadro acima).

  • Nove painéis mostram cenas retiradas do Gênesis (cor verde): Embriaguez de Noé, Dilúvio, Sacrifício de Noé, Pecado Original, Criação de Eva, Criação de Adão, Separação da Terra e Água, Criação do Sol e da Lua, Separação da Luz das Trevas.
  • Quatro penachos angulares (cor amarela) apresentam: Davi e Golias, Judite e Holofernes, A Serpente de Bronze, A Punição de Amã.
  • Sobre os tronos (cores azul e rosa) estão assentados doze Videntes: cinco Sibilas (Eritreia, Pérsica, Délfica, Cumana, Líbica) e sete Profetas (Joel, Zacarias, Isaias, Ezequiel, Jeremias, Jonas, Daniel).
  • Nos gomos e lunetas estão representados os antepassados de Cristo (cor lilás): Zorobabel, Josias, Ezequias, Ozias, Asa, Roboão, Salmão, Jessé.

Durante a execução da pintura, Michelangelo passou por muitos contratempos, dentre eles a sua insatisfação com a baixa remuneração e com os desacordos constantes com o papa. A pintura ficou pronta no Dia de Finados, do ano de 1512, depois de o artista ter trabalhado nela por mais de quatro anos, com pequenos intervalos. A posição em que trabalhou era desconfortante, tendo ora que ficar de pé, com a cabeça virada para cima, ora que trabalhar deitado, para aliviar o cansaço. O artista encontrava-se esgotado pelo penoso e gigantesco trabalho, que compreendeu uma imensa superfície, a mais de 20 metros de altura.

Em 1980, uma equipe de renomados restauradores de arte iniciou a restauração do teto da Capela Sistina, levando 12 anos para finalizar o trabalho. O acúmulo de quase 500 anos de poeira e fuligem de velas havia escurecido a superfície dos painéis. Ao ser retirada a sujeira de uma das mais encantadoras expressões do humanismo cristão do Alto renascimento, suas cores tornaram-se mais luminosas e nítidas.

Fontes de pesquisa:
Gênios da Arte/ Girassol
Grandes Mestres da Pintura/ Coleção Folha
Grandes Mestres/ Abril Cultural
Renascimento/ Taschen
Tudo sobre Arte/ Sextante
1000 Obras da Pintura Europeia/ Könemann
Os Pintores mais Influentes/ Girassol
Arte em Detalhes/ Publifolha
Góticos e Renascentistas/ Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *