MULHER BONITA NÃO TEM INTELIGÊNCIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalhomulher feia

Como já vimos nos textos anteriores, os provérbios não são nada condescendentes com a mulher, nem mesmo quando dotada de beleza física, uma vez que, mesmo bela, ela jamais superará o homem, segundo eles. Quanto mais beleza tiver, menos inteligência terá, pois beleza e inteligência não podem coabitar na mesma pessoa, já que “Deus não uniu o cérebro à beleza.”, como reza um provérbio polonês. E se ela tem o cabelo comprido, a burrice ainda é maior, pois “Cabelo comprido, cérebro curto”.

Ao valorizar a beleza, a mulher mostra o quanto é artificial, dizem os provérbios. Ela nem se dá conta de que “Os encantos apagam-se, o dinheiro dissipa-se e a fealdade perdura na cama”, pois “A forma bela logo se esvai”, já que “Não há sapato bonito que não se transforme em chinelo”. E um provérbio indonésio ainda é mais ácido no ataque: “Quando o sabor desaparece, cospe-se o chiclete fora.”, enquanto um brasileiro vem em socorro da mulher, quando diz que “Não importa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa”. O fato é que a beleza do homem não o afeta em nada. Haja escárnio!

Para fugir das armadilhas de uma mulher bonita, o homem precisa ter em mente que “A fealdade é a guardiã da mulher e de sua castidade”, sem falar que “A mulher feia é a melhor dona de casa”, e sem se esquecer de que “Quem ama o feio, bonito lhe parece”, como ensina um provérbio brasileiro. Homem algum aguenta a chatice de uma mulher bonita, pois “É melhor uma feia divertida do que uma bonita maçante”. Que absurdo!

O homem sábio, ao escolher uma esposa, não se deixa levar pelas aparências, pois ele não leva vantagem ao se casar com uma mulher bonita. A feia, além de exigir um dote mínimo, é mais trabalhadora e não lhe traz nenhum perigo, pois “Um porco-espinho que oferece paz é melhor do que uma gazela que mata”.

O homem, por sua vez, não tem nenhum problema em ser feio ou bonito, pois o que conta é a sua inteligência, coisa que mulher não tem. “Até mesmo um homem feio como o demônio persegue as jovens belas” e, além do mais, “Homem e urso, quanto mais feios, melhores são.”. Quem mandou nascer fêmea? Agora aguente o tranco do machismo.

Fontes de pesquisa:
Nunca se case com uma mulher de pés grandes/ Mineke Schipper
Livro dos provérbios, ditados, ditos populares e anexins/ Ciça Alves Pinto
Provérbios e ditos populares/ Pe. Paschoal Rangel

Nota: Imagem copiada de insaltoalto.blogspot.com

6 comentaram em “MULHER BONITA NÃO TEM INTELIGÊNCIA

  1. Eliana Fernandes

    Lu

    Conheço mulheres bonitas e muito inteligentes, assim como conheço mulheres dotadas de pouca inteligência e que não tem nenhuma intimidade com a beleza. Isso é muito relativo.

    Responder
    1. Lu Dias Carvalho Autor do post

      Eliana

      O machismo que vigora desde os primórdios é o responsável pelo absurdo contido nos provérbios em relação à mulher. Aos poucos ela está galgando o lugar que lhe é de direito.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Edward Chaddad

    LuDias

    Com certeza, a questão maior é saber escolher e ter sorte. Dizem, e aí é um ditado correto, que “cada panela tem a sua tampa”. Há muitas questões sobre as mulheres, mas também sobre nós, homens. Então, depende do lado que se vê a questão, se masculino ou feminino. Sei que o mais importante é, mesmo que venha a ser repetitivo, a existência do amor entre o homem e a mulher. Se o amo for verdadeiro, jamais haverá qualquer possibilidade de se aplicar ditados como esses do seu excelente texto.

    O amor é testado pelo casal durante a vida. Muitos se separam, outros fingem que amam. Mas quando os problemas acontecem e o casal tem que os enfrentar, é aí que podemos avaliar o amor entre eles. E pode estar certa, o amor existe. Nada no mundo pode deter o verdadeiro amor.

    Responder
    1. LuDiasBH

      Ed

      É incrível o modo como se olhava a mulher antigamente. E ainda hoje em muitos países. Tudo era uma desculpa para desdenhá-la. Tanto fazia ser bonita, feia, inteligente ou burra. Mas, como você diz, “Nada pode deter o verdadeiro amor.”

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.