Murillo – SÃO FRANCISCO ABRAÇANDO…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor espanhol Bartolomé Esteban Murillo (1618 – 1682) nasceu na cidade de Sevilha, uma das mais importantes da Andaluzia. Seus pais eram muito pobres, mas ainda assim queriam que o filho tivesse uma vida melhor do que a deles, embora o país passasse por uma decadência política e econômica, contrastando com sua grandeza artística e cultural. Antes que o garoto completasse 11 anos seus genitores faleceram, ficando o pequeno aos cuidados de um tio que, ao notar sua queda pelo desenho, levou-o ao estúdio do pintor Juan del Castillo, com quem ele estudou e trabalhou durante 10 anos, até que esse se mudasse para Cádiz. O futuro pintor, cuja arte foi moldada em pintores e influências estrangeiras, viria a participar do clima cultural e conservador de Sevilha, imbuído de profundas raízes populares.

A comovente composição intitulada São Francisco Abraçando o Crucificado é uma das obras mais eloquentes e líricas do artista em que ele transmite a expressão sincera do sentimento de amor a Cristo — base da espiritualidade franciscana — com grande delicadeza e piedade. Esta obra aparentemente simples foi planejada por Murillo em dois estudos preparatórios, acontecidos em Londres e Hamburgo.

São Francisco abraça ternamente o Cristo Crucificado e fita-o com seus olhos cheios de amor. Jesus Cristo desprende o braço direito do madeiro e também o abraça, reconfortando-o e retribuindo seu olhar. O santo traz seu pé direito sobre o globo terrestre, distanciando-o de si. Tal gesto simboliza sua renúncia a todas as coisas materiais — representadas pelo globo — para se consagrar a Cristo e ao próximo.

Este episódio diz respeito à passagem bíblica (Lucas 14: 33) do livro que os dois anjos à direita seguram: “Aqueles que não desistem de tudo que tem não podem ser meus discípulos”.

Ficha técnica
Ano: 1668/70
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 283 x 188 cm
Localização: Museu de Belas Artes, Sevilha, Espanha

Fontes de pesquisa
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições
https://artsandculture.google.com/asset/saint-francis-embracing-christ/VgGd-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *