Autoria de Lu Dias Carvalho
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O pintor francês Nicolas Poussin, que escolheu Roma como sua cidade adotiva, era um apaixonado pelo Classicismo. Estudou as estátuas clássicas com grande entusiasmo na intenção de que o conhecimento proporcionado por elas fosse capaz de ajudá-lo a criar obras nas quais pudesse mostrar, segundo sua concepção, a inocência e a dignidade vividas nas terras de antigamente. A obra intitulada “Os Pastores da Arcádia” é uma de suas criações mais conhecidas e louvadas em todo o mundo, resultante dos anos a fio de seu estudo dedicado à arte greco-romana. Segundo o escritor David Gariff, “Nicolas Poussin foi o principal defensor do Classicismo na pintura barroca europeia. (…) Suas pinturas exerceram enorme influência sobre a Academia Francesa por mais de um século, onde seus seguidores tornaram-se conhecidos como ‘poussinistas’.” O artista é tido como o mais destacado pintor francês do século XVII, fundador do neoclassicismo francês. Hoje estudamos esta pintura tida como uma obra-prima desse maravilhoso mestre do Barroco italiano. Primeiramente é necessário acessar o link Poussin – PASTORES DA ARCÁDIA e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
- A obra em estudo pode ser classificada em três gêneros. Marque o incorreto:
- Mitológico
- Alegórico
- Bucólico
- Histórico
- Todas as afirmativas acerca da pintura estão corretas, exceto:
- Mostra-se como um corpo sólido e um padrão imaculado de beleza e harmonia.
- Tudo na composição apresenta-se no seu devido lugar, na medida exata.
- Apenas a colocação da lápide mostra-se casual e vaga em meio à paisagem.
- A obra repassa uma sensação de simplicidade natural, descanso e sossego.
- A cena acontece numa tranquila e luminosa paisagem, banhada pela luz quente:
- da tarde
- da manhã
- da madrugada
- do meio-dia
- Uma cadeia de montanhas perfila-se diante do horizonte, lembrando uma paisagem:
- mediterrânea
- andina
- alpina
- amazônica
- Três jovens e belos pastores, com seus cajados e coroas florais, e uma linda rapariga encontram-se diante de:
- uma pedra tumular
- uma funda cisterna
- um monumento egípcio
- uma entrada de caverna
- As quatro figuras são modeladas como se fossem estátuas:
- egípcias
- bizantinas
- clássicas
- góticas
- Provam que os três moços são pastores:
- as coroas florais e as sandálias
- as sandálias e os cajados
- as vestes curtas e os cajados
- as coroas florais e os cajados
- Um dos pastores, usando uma túnica azul e sandálias da mesma cor, tenta decifrar a inscrição epigráfica contida na lápide tumular, o que sugere ser ele:
- o mais curioso
- o mais culto
- o menos inibido
- o menos jovem
- Todas as afirmações relativas aos pastores estão corretas, exceto:
- O pastor à direita da composição usa um manto vermelho e sandália branca.
- O pastor situado à esquerda da tela usa um manto rosa e apoia-se no cajado.
- O pastor de vermelho traz o pé esquerdo apoiado numa das pedras do túmulo.
- O pastor com o cajado na mão direita encontra-se descalço, olhando para baixo.
- Acerca da jovem que acompanha os pastores não podemos afirmar que:
- Coloca sua mão direita sobre o ombro do pastor próximo a ela.
- Seu olhar está voltado para o pastor de pé à sua frente.
- Apresenta-se bem vestida com um traje azul-marinho e amarelo dourado.
- Traz os olhos fixos no pastor que decifra a inscrição da lápide tumular.
- Ela pode ser tida como …………. uma das nove musas — personificada como a musa da história e da criatividade ou a personificação da região da Arcádia.
- Clio
- Euterpe
- Tália
- Calíope
- É interessante notar que o braço do pastor que tenta decifrar a inscrição forma uma sombra na lápide, lembrando uma foice de cabo comprido — símbolo típico:
- do trabalho
- da lavoura
- dos pastores
- da morte
- “Memento mori” é uma expressão …………… que significa algo como “lembre-se de que você é mortal” ou “lembre-se de que você vai morrer” ou traduzido literalmente como “lembre-se da morte”.
- grega
- aramaica
- latina
- egípcia
- Esta composição é uma elegia sobre:
- a vida tranquila no campo
- a amizade entre as pessoas
- a transitoriedade da vida
- a importância de viver o “agora”
Gabarito
1.d / 2.c / 3.b / 4.a / 5.a / 6.c / 7.d / 8.b / 9.b / 10.a / 11.a / 12.d / 13.c / 14.c
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Lu
O pintor francês Nicolas Poussin na pintura “Os Pastores da Arcadia” está representando ações humanas com muita nobreza e seriedade. Ele nos mostra seu principal objetivo que era o de enfatizar a forma como compõe seus trabalhos através das pesquisas feitas no Classicismo.
Marinalva
Nicolas Poussin , visto como o principal defensor do Classicismo no Barroco na pintura europeu, deixou brilhantes e bem elaborados trabalhos. Vale a pena conhecê-los. Veja mais no ÍNDICE de nosso blogue.
Abraços,
Lu
Lu
Mais um mestre da pintura que o curso nos apresenta. Essa obra de Nicolas Poussin “Os Pastores da Arcádia” é maravilhosa, mostrando muita sensibilidade e leveza de cores. Penso que os trabalhos de Poussin foram inspiração para vários artistas. A inscrição “Et in Arcadia Ego” é muito interessante e curiosa. Não me lembro do curso nos mostrar, nas aulas anteriores, uma analogia tão expressiva entre a pintura e a literatura.
Adevaldo
Esta obra é realmente esplêndida, sendo louvada em todo o mundo através dos tempos. O nosso curso, agora, começa a entrar mais nas questões existenciais, uma vez que os artistas passam a abstrair-se dos temas meramente religiosos. Todo “poderoso” deveria ter uma obra dessa em sua cabeceira, para acordar de manhã e ver que não é nada diante da complexidade e fugacidade da vida.
Abraços,
Lu