OS TELHADOS VERMELHOS (Aula nº 88 B)

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Autoria de LuDiasBH

 Uma bela pintura, uma pequena casa escondida na floresta que nos impressionou com seu toque forte e simples. (Crítica à época)

 Não defina muito de perto os contornos das coisas; é a pincelada de valor correto e cor que deve produzir o desenho. (Camille Pissarro)

O pintor francês Jacob Abraham Camille Pissarro (1830–1903) desde pequeno mostrava a sua inclinação pela pintura. Em Paris encantou-se com as telas de Camille Corot e tornou-se amigo de Paul Cézanne, Claude Monet, Charles-François, dentre outros artistas impressionistas. Teve quase todos os seus quadros destruídos por ocasião da guerra franco-prussiana, quando se mudou para a Inglaterra. Ao retornar a Paris, passou a pintar na companhia de Cézanne, influenciando-se mutuamente. Foi um dos fundadores do Impressionismo e um dos mais importantes artistas responsáveis pela coesão do grupo. Tornou-se famoso por ter sido o primeiro impressionista a trabalhar com a técnica da divisão de cores, obtida através do uso de manchas de cor isoladas. Também trabalhou com os neoimpressionistas, como Georges Seurat e Paul Signac, e fez uso do pontilhismo. São características de sua obra uma paleta de cores cálidas e a firmeza com que captava a atmosfera, através de um trabalho definido de luz. Foi professor de Paul Gauguin e de Lucien Pissaro, sendo esse último seu filho.

A composição Os Telhados Vermelhos é uma obra-prima de Camille Pissarro que a pintou enquanto trabalhava ao lado de seu grande amigo Paul Cézanne, ambos usando o mesmo tema. A paisagem refere-se a um canto de uma aldeia com efeito de inverno. Um pequeno conjunto de edificações agrícolas com suas grandes chaminés e janelas azuis aparece por entre as árvores desfolhadas de um pomar que parecem formar uma teia. Para divisá-las é necessário passar primeiro pelas árvores com seus troncos e galhos retorcidos em primeiro plano.  As árvores ao fundo possuem os troncos verticais.

O artista fez esta composição ao ar livre, sem fazer uso de um esboço ou desenho, apenas fazendo o acabamento de memória em seu estúdio. As cores marrom e laranja avermelhado que colorem as superfícies dos telhados, esparramam-se por diversos pontos da tela. Elas estão nos campos e nas plantas vistas em primeiro plano, assim como ao fundo. Neste trabalho ele deixa evidente o seu senso de construção, com a forma sendo desenvolvida aos poucos. Ele sobrepõe camadas de cor de modo a criar uma densidade madura e um tom rico.

Para pintar “A Cote des Boeufs”, encosta também chamado “Côte de St. Denis”, o artista posicionou-se acima da colina e à esquerda.

Ficha técnica
Ano: 1877
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 54,5 x 65,5 cm
Localização: Museu de Orsay, França, Paris

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
http://www.musee-orsay.fr/en/collections/works-in-focus/painting/commentaire_id/red-roofs-.
http://www.camillepissarro.org/the-red-roofs-a-corner-of-a-village-winter-effect.jsp

4 comentaram em “OS TELHADOS VERMELHOS (Aula nº 88 B)

  1. Marinalva Autor do post

    Lu
    Ao ar livre, Pissarro compôs essa obra-prima. As camadas se sobrepõem em cores diferentes. Os galhos das árvores parecem querer esconder as casas. Um trabalho metódico e preciso com o uso das cores e os efeitos da luz. Uma técnica nova, fantástica. O que mais impressiona são os telhados vermelhos que com o seu brilho atraem a atenção imediata de quem os observa.

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    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      Trata-se de uma obra belíssima. O artista era um mestre na pintura. Amo essa obra.

      Abraços,

      Lu

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  2. Hernando Martins

    Lu
    Belíssima obra do pintor francês Camille Pissaro que, com sua técnica diferenciada, é capaz de enriquecer cada vez mais esse estilo muito rico e único que foi o Impressionismo. A obra apresenta uso de cores fortes, casas com telhados vermelhos entre árvores com troncos verticais e ausentes de folhas. Pela característica deve ser a estação do outono.

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    1. LuDiasBH Autor do post

      Hernando

      A contribuição de Camille Pissarro foi importantíssima para o Impressionismo e suas novas tendências. A obra é mesmo muito bela.

      Abraços,

      Lu

      Responder

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