Parmigianino – CUPIDO CORTANDO SEU ARCO

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Autoria de Lu Dias Carvalho

                

O quadro é belo em sua coloração, engenhoso na concepção, gracioso no estilo e, portanto, muito apreciado pelos artistas e conhecedores. (Giorgio Vasari)

A composição intitulada Cupido Cortando seu Arco é uma obra-prima do pintor italiano Parmigianino (1503-1540), cujo nome original era Girolamo Francesco Maria Mazzola. Ele teve uma vida muito breve. Recebeu influência de Correggio, Rafael e Michelangelo. Além de pintar retratos e pinturas mitológicas, também pintou afrescos e fez desenhos preparatórios de pinturas. Chama a atenção em suas obras a elegância das figuras e suas dimensões alongadas.

A pintura em estudo, numa apresentação altamente original e detalhista, apresenta um escultural Cupido, o deus do amor, ainda na sua fase infantil, fazendo seu arco que se apoia sobre dois livros, tendo duas pequenas crianças (putti) a seus pés, num segundo plano. Segura uma grande faca com as duas mãos, enquanto trabalha a madeira.

Cupido, nu, encontra-se numa pose criativa, de pé em cima de uma mesa, visto de trás, curvado sobre o fino galho que está a transformar em arco.  Ele traz o peito do pé esquerdo pousado sobre um dos dois livros, inclinando-se para frente, enquanto se firma, com o pé direito, na mesa. Sua cabeça, ornada com dourados cachos a caírem-lhe pelo rosto, volta-se alegremente para o observador.

As duas pequenas crianças (putti), nuas, vistas em meio às pernas de Cupido, brincam indiferentes ao trabalho do filho de Vênus, encostados na mesa. Uma delas, a que olha risonha e cúmplice para o observador, abraça fortemente a segunda, segurando-lhe a mão direita, como querendo obrigá-la a tocar em Cupido. Mas a amiguinha (seria ela uma menina?) resiste, chorando, visivelmente enraivada, pois não “deseja se aquecer com o fogo do amor” (segundo Vasari). Elas podem estar representando as armadilhas do amor não correspondido, numa alusão ao arco de Cupido, ou ainda o amor sagrado e o profano, ou os opostos alquímicos, dentre outras possibilidades.

A cena acontece num espaço pequeno, sem a presença de luz natural. A originalidade do quadro é ampliada com sutis efeitos marmóreos de luz e sombra. O fundo escuro da pintura destaca ainda mais as criativas figuras.

Ficha técnica
Ano: c.1532-1534
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 134 x 65,4 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://artsandculture.google.com/asset/nymph-and-shepherd/CQH3EE_tKa4zWw
https://it.wikipedia.org/wiki/Cupido_che_fabbrica_l%27arco
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

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