Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição David e Abisag é uma obra do pintor brasileiro Pedro Américo, em que ele apresenta uma temática religiosa. Ela foi pintada em Florença, e enviada ao Brasil, para fazer parte de uma exposição.
Abisag encontra-se inteiramente nua, de costas para o observador. Seus cabelos negros e longos caem sobre a cama. Seus olhos são escuros e amendoados. Ela traz na orelha um enorme brinco de ouro e, no braço direito uma pulseira de pérolas e outra de ouro. Uma imensa pulseira de ouro enfeita-lhe a perna direita, que descansa sobre a esquerda. Seus dedos estão enfeitados com anéis.
O rei Davi, já bem velho, encontra-se deitado ao lado da bela Abisag, cujo braço esquerdo enlaça o rei, enquanto o direito encaminha-se para tocar seu rosto. Ele se mostra visivelmente assustado com a presença desta mulher fascinante, a ponto de deixar cair a lira.
O local onde se encontram as duas figuras é muito luxuoso. Uma suntuosa cortina vermelha decora o fundo da tela. Joias espalham-se pela cama. Tapetes, peles e panos são vistos por todo o aposento.
Ficha técnica
Ano: 1879
Dimensões: 171,5 x 215,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo do Museu Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro, Brasil
Fonte de pesquisa:
Pedro Américo/ Coleção Folha
Views: 3
O comentário foi bem sugestivo. Fez uma sedutora leitura da obra.
Domitila
Agradeço a sua presença, comentário e generosidade. Será sempre um prazer tê-la aqui.
Abraços,
Lu