Pieter J. Elinga – MULHER LENDO

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Autoria de Lu Dias Carvalho

O pintor holandês Pieter Janssens Elinga (1623–c.1682) era filho do também pintor Gisbrecht Janssens que, supõe-se, foi o responsável por sua formação artística É reconhecido por suas pesquisas com luz, elementos arquitetônicos e a famosa câmara escura. Foi um ativo pintor de cenas de gênero, trabalhando com os efeitos da perspectiva e naturezas mortas. Sofreu influência dos pintores Pieter de Hooch e de Willem Kalf.

A composição Mulher Lendo é uma das famosas obras do artista, que chama a atenção, sobretudo, pela colocação da luz. Elinga apresenta uma cena de interior, na qual uma mulher, sentada numa cadeira de madeira, entretida na leitura de seu livro, encontra-se de costas para o observador. Ela está sozinha num amplo ambiente que repassa intimidade e quietude. A sua imobilidade e a não visão de seu rosto reforçam o silêncio presente no local, envolvendo tudo em derredor.

Em primeiro plano vê-se um par de chinelos vermelhos que introduz o observador no ambiente. Esse tanto pode pertencer à leitora, como a outro membro da casa. À direita, sobre uma cadeira de madeira, com encosto e assento vermelhos de couro, está uma bacia de cerâmica com três maçãs. Ao pé da cadeira vê-se uma almofada escura. No canto, próximo à janela, vê-se outra cadeira semelhante. No meio das duas encontra-se um armário escuro, coberto com uma toalha preta. Acima, na parede, são vistos dois quadros, parecidos com oratórios. À esquerda, atrás da mulher, sendo possível dela divisar apenas uma pequena parte, uma cadeira (ou seria uma cama?) contém um tecido escuro sobre ela.

Ao fundo quatro grandes janelas fazem parte do ambiente. Como são simétricas, levam-nos a crer que duas outras estejam escondidas, sendo o quarto bastante espaçoso, de modo que o espelho dividi-lo-ia ao meio. As três janelas de baixo estão escuras e as de cima iluminadas. O telhado, assim como o piso, é feito de madeira. A fonte de luz vem da esquerda, como mostram os belos matizes de seus reflexos no seu avental branco, em parte da touca e braços, na parede à direita, no assoalho. A luz vista na tela é preponderante e torna una toda a narrativa da composição.

Ficha técnica
Ano: ?
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 75 x 62 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

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