Pontormo – VÊNUS E CUPIDO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

vencup

O pintor italiano Jacopo Carucci (1494 – 1556) nasceu na cidade de Pontormo, na Toscana, apelido que viria a dotar em sua arte. Teve como mestre Leonardo da Vinci e Piero di Cosimo, vindo depois a entrar para o ateliê de Andrea del Sarto, tendo desenvolvido um estilo maneirista distinto. Em 1522 foi morar no monastério da Ordem dos Cartuxos, onde pintou uma série de afrescos, cujo tema era a Paixão e a Ressurreição de Jesus Cristo. Foi professor de seu filho adotivo Agnolo Bronzino e também colaborador de Michelangelo. Suas últimas obras receberam a influência das gravuras de Albrecht Dürer, por quem nutria grande admiração e seguiu o modelo de Michelangelo. Assim como Rosso Florentino, Pontormo tornou-se o expoente máximo do Maneirismo, com seus trabalhos dramáticos e expressivos.

A composição denominada Vênus e Cupido é uma obra do artista.

Vênus — deusa da beleza e do amor —está acompanhada de seu filho Cupido — deus do amor — nascido de sua relação com Marte, o deus da guerra. Ambos representam na pintura o amor e a poesia, como mostra a alegoria presente à direita de ambos.

O pequeno Cupido está abraçado ao pescoço de sua mãe, fazendo menção de beijá-la. Ambos seguram uma seta, enquanto o arco está dependurado próximo a duas máscaras — masculina e feminina — tendo acima a aljava cheia de setas, instrumentos do deus do amor. Também é possível ver meio corpo de um homem dentro da caixa.

O artista fez esta pintura a partir de um esboço criado por Michelangelo, daí a monumentalidade das figuras.

Ficha técnica
Ano:1532-1534
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 128 x 197 cm
Localização: Galleria dell’Accademia, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Mitologia/ LM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *