Autoria de Lu Dias Carvalho
Contavam os antigos, viventes de priscas eras, que, quando Maria e José fugiam dos soldados de Herodes, que andavam no encalço do casal para matar o Menino Jesus, os dois procuravam passara parte do dia nas grutas das montanhas, e viajar durante a noite, para fugir da perseguição.
O burrinho, companheiro de jornada do casal, não urrava, procurando fazer sua marcha silenciosamente. E mesmo os animais, encontrados pelo caminho, pareciam paralisados, sem emitir qualquer ruído, à passagem da santa família, de modo a protegê-la de seus perseguidores. Até as árvores deixavam de balançar suas folhas para não fazer barulho. Contudo, o quero-quero, também conhecido como tetéu, terém-terém e espanta-boiada, pareceu não se comover com o sofrimento do santo casal, que carregava sua preciosa carga. Por todo lado, onde se encontrava a ave, era possível ouvir o alarido de sua voz dizendo: quero, quero!
Como castigo pelo seu mau procedimento, o pássaro passou a não ter descanso, sempre alertando sobre sua presença, onde quer que esteja. Seu grito é repetido inúmeras vezes, tanto ao dia quanto à noite, até os dias de hoje: quero, quero!
Views: 64
No Ceará e talvez no NE, o quero-quero é conhecido por tetéu.
Apelidaram a Polícia de Transito do Ceará de “tetéus” por eles estarem por todos os lugares às 24 horas. Eram o “terror” dos jovens não habilitados nos anos 70/80.
José Wellington
Que interessante! São complementos como o seu que torna este site tão diversificado. Tetéu é um nome fofo. Agradeço a sua visita e comentário. Venha sempre nos visitar.
Abraços,
Lu
Estava indo para a areia por uma trilha na restinga: acho que havia um ninho de quero-quero perto, porque a ave deu uns rasantes na minha direção. Quem assistiu “Os Pássaros” de Hitchcock sabe do susto que levei.
Xico
Sempre que nos encontramos com o inesperado, acabamos por levar sustos. Agradeço a sua visita e comentário. Venha mais vezes.
Abraços,
Lu
O quero-quero pode ser perigoso de certas formas.
Cefas
Você poderia nos explicar de que formas ele é perigoso? Aproveito para agradecer a sua visita e comentário. Seja sempre bem-vindo.
Abraços,
Lu