Vários amantes do Cinema escolheram os melhores filmes de todos os tempos do gênero Documentário, dando-lhes uma nota de 1 a 10, conforme explica o blog Melhores Filmes:
Para chegar a esta lista de filmes, foi realizada uma pesquisa minuciosa com livros de cinema, em sites e revistas internacionais especializadas, e levou-se em consideração também a premiação em festivais e críticas em importantes veículos mundiais. A cada filme, foi atribuída uma nota, de acordo com a média formulada a partir da pesquisa inicial e do peso que cada obra contém na história do cinema mundial. (http://melhoresfilmes.com.br/generos/documentario)
Ranking / Filme / Direto
101º – Alleman (Bert Haanstra)
102º – Concert for George (David Leland)
103º – Nostalgia da Luz (Patricio Guzmán)
104º – Zeitgeist: The Movie (Peter Joseph)
105º – Stevie (Steve James)
106º – Let It Be (Michael Lindsay-Hogg)
107º – Meninos de Rua (Edet Belzberg)
108º – Huey Long (Ken Burns)
109º – Murder on a Sunday Morning (Jean-Xavier de Lestrade)
110º – Fires Were Started (Humphrey Jennings)
111º – For All Mankind (Al Reinert)
112º – Serengeti Shall Not Die (Bernhard Grzimek)
113º – Crônica de um Verão (Edgar Morin)
114º – O Pesadelo de Darwin (Hubert Sauper)
115º – Spellbound (Jeffrey Blitz)
116º – Burden of Dreams (Les Blank)
117º – The Atomic Cafe (Jayne Loader)
118º – Apertando as Mãos do Diabo (Peter Raymont)
119º – DiG! (Ondi Timoner)
120º – Zeitgeist: O Futuro É Agora (Peter Joseph)
121º – 51 Birch Street (Doug Block)
122º – 21 (Michael Apted)
123º – Amandla! A Revolution in Four Part Harmony (Lee Hirsch)
124º – As Praias de Agnès (Agnès Varda)
125º – Roger & Eu (Michael Moore)
126º – Arquitetura da Destruição (Peter Cohen)
127º – Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei (Cláudio Manoel)
128º – Sicko – S.O.S. Saúde (Michael Moore)
129º – Trabalho Interno (Charles Ferguson)
130º – Ordinary Fascism (Mikhail Romm)
131º – Rush: Beyond the Lighted Stage (Sam Dunn)
132º – Dez (Abbas Kiarostami)
133º – Bukowski: Born into This (John Dullaghan)
134º – The House Is Black (Forugh Farrokhzad)
135º – Amazing Journey: The Story of The Who (Paul Crowder)
136º – Zeitgeist: Addendum (Peter Joseph)
137º – En Construcción (José Luis Guerín)
138º – Machssomim (Yoav Shamir)
139º – Body of War (Phil Donahue)
140º – Exit Through the Gift Shop (Banksy)
141º – Vapor da Vida (Joonas Berghäll)
142º – Let’s Get Lost (Bruce Weber)
143º – Cane Toads (Mark Lewis)
144º – Migração Alada (Jacques Perrin)
145º – In the Year of the Pig (Emile de Antonio)
146º – A Deusa Imperfeita (Ray Müller)
147º – A Marcha dos Pingüins (Luc Jacquet)
148º – A Conquista do Everest (George Lowe)
149º – Unprecedented: The 2000 Presidential Election (Richard Ray Perez)
150º – The Panama Deception (Barbara Trent)
151º – O Mistério de Picasso (Henri-Georges Clouzot)
152º – Jimi Hendrix (Joe Boyd)
153º – Scratch (Doug Pray)
154º – A Vida em um Dia (Kevin Macdonald)
155º- Era uma Vez em Hollywood (Jack Haley Jr.)
156º- A Máquina de Morte do Khmer Vermelho (Rithy Panh)
157º – The Endurance: Shackleton’s Legendary Antarctic Expedition (George Butler)
158º – Latcho Drom (Tony Gatlif)
159º – René (Helena Trestikova)
160º – Kinoglaz (Dziga Vertov)
161º – O Diamante Branco (Werner Herzog)
162º – Grey Gardens (Ellen Hovde)
163º – Long Night’s Journey Into Day (Deborah Hoffmann)
164º – Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (Yann Arthus-Bertrand)
165º – O Fundo do Ar É Vermelho (Chris Marker)
166º – Monterey Pop (D.A. Pennebaker)
167º – O Lixo e a Fúria (Julien Temple)
168º – Divorce Iranian Style (Kim Longinotto)
169º – The Last Days (James Moll)
170º – Manufacturing Consent: Noam Chomsky and the Media (Mark Achbar)
171º – Streetwise (Martin Bell)
172º – Los Angeles Plays Itself (Thom Andersen)
173º – Perdido em La Mancha (Keith Fulton)
174º – Ricardo III – Um Ensaio (Al Pacino)
175º – Estamira (Marcos Prado)
176º – Scared Straight! (Arnold Shapiro)
177º – Terra do Silêncio e da Escuridão (Werner Herzog)
178º – The Trials of Darryl Hunt (Ricki Stern)
179º – Por Que Lutamos (Eugene Jarecki)
180º – Rios e Marés (Thomas Riedelsheimer)
181º – Presunto Culpable (Roberto Hernández)
182º – Daughter from Danang (Gail Dolgin)
183º – Um Táxi para a Escuridão (Alex Gibney)
184º – Jesus Camp (Heidi Ewing)
185º – Berkeley in the Sixties (Mark Kitchell)
186º – Runnin’ Down a Dream (Peter Bogdanovich)
187º – Going Upriver: The Long War of John Kerry (George Butler)
188º – Um Dia em Setembro (Kevin Macdonald)
189º – Unforgivable Blackness: The Rise and Fall of Jack Johnson (Ken Burns)
190º – Os Yes Men Consertam o Mundo (Andy Bichlbaum)
191º – Venho de um Avião Que Caiu nas Montanhas (Gonzalo Arijon)
192º – A Pirâmide Humana (Jean Rouch)
193º – Alegrias de Verão (Bruce Brown)
194º – Visions of Light (Arnold Glassman)
195º – White Light/Black Rain: The Destruction of Hiroshima and Nagasaki (Steven Okazaki)
196º – Dear Zachary: A Letter to a Son About His Father (Kurt Kuenne)
197º – Por Que Israel? (Claude Lanzmann)
198º – Amsterdam Global Village (Johan van der Keuken)
199º – No Mundo a Cada Segundo (Patricia Ferreira)
200º – A Autobiografia de Nicolae Ceausescu (Andrei Ujica)
Vejam também RANKING DOS 100 MELHORES FILMES / DOCUMENTÁRIOS
http://melhoresfilmes.com.br
Views: 0