Autoria de Lu Dias Carvalho
A extraordinária composição intitulada Menina com Regador é uma obra-prima do pintor impressionista francês Pierre Auguste Renoir, que pintou inúmeros e maravilhosos retratos de crianças. Este é um dos primeiros retratos do artista. Trata-se de um trabalho modesto em seu objetivo, sem falar na singeleza do cenário e da composição, se levarmos em conta outras de suas obras, mas que encantou e continua maravilhando pessoas em todo o mundo.
Uma doce menininha de cabelos dourados e enfeitados com um laço de fita vermelho está parada no caminho de um jardim. Seus olhos azuis parecem emitir faíscas. Suas bochechas são rosadas e a boca carmesim mostra um delicado sorriso. Ela usa um vestido azul, que parece aveludado, todo enfeitado com rendas brancas, fechado com enormes botões. Calça botinhas pretas, adornadas com metais, e meias rendadas. Na mão direita traz um regador verde, preso pela alça, e na esquerda um galho de flores brancas e amarelas.
A garotinha, que ocupa a parte central da tela, tem à sua direita um canteiro de flores e às costas um segundo canteiro, ambos separados por um gramado verde. As flores vermelhas às suas costas têm o mesmo tom de seu laço de fita.
A pintura emana pureza e alegria. As cores cintilantes, que refletem a beleza da paleta impressionista, são banhadas por uma luz morna que parece filtrada por uma suave névoa. O uso das cores nas composições figurativas do artista apresenta mais regularidade nas pinceladas do que em suas paisagens. Esta menininha, por exemplo, é pintada com pinceladas delicadas, principalmente em seu delicado rosto.
Ficha técnica
Ano: c. 1876
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 100 x 73 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA
Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.nga.gov/content/ngaweb/Collection/art-object-page.46681.html
http://www.aaronartprints.org/renoir-agirlwithawateringcan.php
Views: 7
Lu
Encontrei uma obra desta, é uma gravura e está em meu pequeno atelier. Parece-me bem antiga e analisando-a pude perceber que ela trás os traços da pintura original, foi impressa em lona, o que dificulta a percepção sobre ser impresso ou pintura. Tem o nome do artista, é o tema no rodapé à esquerda e à direita uma sequência de números bem pequenos: P R 790 2***. Tem também a assinatura e o ano 76 (1876) conforme pesquisa. A impressão parece ter algumas décadas.
Mário
Que interessante! E ainda possui a mesma data da criação da pintura! Sugiro que busque um perito em obras de arte ou um diretor de museu de artes para analisá-la e avaliá-la. Não deixe nas mãos de qualquer pessoa. O dono de uma boa galeria de arte também poderá fazer a avaliação. Ao deixá-la, não se esqueça de pegar um recibo de que ali deixou. Esteja também acompanhado de uma testemunha. A gente nunca sabe com quem está lidando. Depois me conte o resultado.
Agradeço sua presença e comentário.
Abraços,
Lu