Ribalta – CRISTO ABRAÇANDO SÃO BERNARDO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor barroco, desenhista e gravador espanhol Francisco Ribalta (1565-1628) foi o principal pintor de Madri no início do século XVII, tendo o abandonado o Maneirismo em favor do estilo realista. Foi o primeiro espanhol a ser influenciado pelo novo realismo iniciado por Caravaggio na Itália. Seu uso de luz e sombra a fim de dar solidez às suas formas fez dele o primeiro tenebroso espanhol nativo — um pintor que enfatiza as trevas em vez da luz. Serviu de grande influência para os pintores espanhóis posteriores, durante todo o restante do século XVII. Ele teve inúmeros seguidores, como Jerónimo Jacinto de Espinosa e seu filho Juan que faleceu ainda muito jovem — nove meses após a morte do pai — com 32 anos de idade. Executou vários quadros para o arcebispo Juan de Ribera em Valência.

A pintura religiosa intitulada Cristo Abraçando São Bernardo é uma obra-prima do artista. Trata-se de um trabalho monumental, com uma composição simples em que as formas são muito bem modeladas e de uma iluminação realista. A representação da visão é arrebatadora, obtendo Ribera o máximo efeito. A luz fortemente concentrada no Cristo e em São Bernardo tornam as figuras quase que reais. Obras tardias como esta antecipam os trabalhos de Diego Velázquez, Francisco de Zurbarán e José de Ribera no final do século XVII.

Cristo — ocupando a parte central da composição — traz o corpo ensanguentado pelas feridas ocasionadas pelos pregos e pela coroa de espinhos. Ele desce da cruz para abraçar São Bernardo. Seus pés ainda estão pregados no grosso madeiro. Sua cabeça volta-se com extrema ternura para o santo que desfalece em seus braços. O Salvador ampara-o. São Bernardo, representado à esquerda, é visto como uma pessoa magra, com as maçãs do rosto salientes e olhos fundos e fechados diante da presença do Salvador. Seu rosto, iluminado por um sorriso tênue, exprime um profundo sentimento de enlevo. Dois personagens postados à esquerda e à direita presenciam a cena, ficando praticamente despercebidos no fundo escuro da tela.

Ficha técnica
Ano: 1625/1627
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 158 x 113 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições
https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-work/christ-embracing-saint-
https://www.britannica.com/biography/Francisco-Ribalta#ref11273

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *