Ribera – O SENTIDO DO PALADAR

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH


O pintor Jusepe de Ribera (1591 – 1652) embora tenha nascido na Espanha mudou-se muito jovem para a Itália, tendo, portanto, dupla nacionalidade, sendo reivindicado pelos dois países. Entre os italianos recebeu o apelido de “Lo Spagnoletto” (O Espanholinho) em razão de sua pequena estatura. Foi influenciado pela arte de Corregio e de Caravaggio. Foi muito admirado pelos patronos e colecionadores espanhóis, sendo tido como um dos mais famosos pintores espanhóis do século XVII, embora não tenha voltado ao seu país de origem. Pintou, sobretudo, obras religiosas. Foi professor de Luca Giordano, entre outros.

A composição intitulada O Sentido do Paladar é uma obra do artista baseada no tema popular sobre os cinco sentidos. Faz parte de suas primeiras obras. Tal série não se encontra completa, infelizmente “A Audição” encontra-se perdida. Este tipo de tema tornou-se muito popular nos Países Baixos, no fim do século XVI, visto como alegoria, diferentemente de Ribera que o retratava tal como era, usando uma abordagem direta e naturalística.

O retratado é uma figura gorducha usando uma camisa encardida com uma fileira de botões. Ele se encontra sentado, tem o nariz e as bochechas avermelhadas e o dedo indicador da mão esquerda inchado. Tem à sua frente, sobre uma mesa de madeira, uma tigela de enguias (alguns dizem ser macarrão) e uma jarra com vinho — elementos principais de naturezas-mortas (tipo de pintura). O comilão traz na mão direita uma taça de vinho, enquanto segura a jarra com avidez. Seu olhar dirige-se ao observador, como se o convidasse para fazer parte da refeição. Pergunta-se qual seria a finalidade de mostrar o dedo inchado. Seria artrite gotosa ou uma crítica ao excesso de glutonaria em todos os níveis da sociedade?

Na composição de Ribera são encontradas várias influências que vão desde as figuras isoladas das pinturas de genêro de Caravaggio, a Vicenzo Campi e Annibale Carracci. O pintor fazia uso de modelos de diferentes correntes artísticas. Ele se mostrava interessado pelas pessoas, até mesmo suas pinturas religiosas são impregnadas de humanidade e honestidade.

Ficha técnica
Ano: 1613/16
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 117 x 88 cm
Localização: Wadsworth Atheneum, Connecticut, EUA

Fonte de pesquisa
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405457717300220

2 comentários em “Ribera – O SENTIDO DO PALADAR

  1. Antônio Costa

    Lu

    A mim esta pintura mostra uma imagem sofrida, a dependência compensatória da comida, as sobras e desleixo dos objetos sobre a mesa passa a mensagem que o degustar cede lugar ao ingerir. O rosto sofrido do personagem, a tom escuro quase geral revela o que imagino ser.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Antônio

      A representação dos sentidos na pintura antiga é bem comum. Realmente a composição tem tudo a ver com a sua análise.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *