Para atingir a mais alta perfeição na pintura é necessário compreender a arte antiga. (Peter Paul Rubens)
A Toalete de Vênus é uma obra do pintor barroco Peter Paul Rubens. Presume-se que tenha sido encomendada por uma galeria de arte privada. Vênus, deusa latina do amor, da formosura e dos prazeres, é representada quase que inteiramente de costas. Seus cabelos dourados estão sendo afagados pela escrava negra postada à sua direita que quase se funde com o escuro do fundo do quadro.
O rosto da deusa está perfilado e reflete-se por inteiro num espelho octaedro, segurado por um robusto anjo nu, de asas escuras e cabelos cacheados, à sua esquerda, que também pode ser o seu filho Cupido, o deus do amor. Ela traz no braço esquerdo um bracelete de ouro e pedras preciosas e nas orelhas brincos de ouro e pérolas. A sua pele rosada contrasta com o manto vermelho do assento e com o fundo escuro da tela.
Um fino véu cobre parte da nádega direita e parte da frente do corpo rechonchudo e vigoroso da deusa latina. É possível observar que o padrão de beleza da época foge totalmente ao de nossos dias, pois o pintor deixa visível as gordurinhas e culotes da deusa.
Ficha técnica:
Data: c. 1613 – 1614
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 124 x 98 cm
Localização: Liechtenstein Museum, Viena, Áustria
Fontes de pesquisa:
A história da arte/ E.H. Gombrich
Arte em detalhes/ Publifolha
Views: 3