Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição denominada As Três Graças é uma obra do pintor belga Peter Paul Rubens, tido como o mais importante pintor flamengo do barroco. Dentre as suas obras estão várias pinturas mitológicas.
As Três Graças, divindades que fazem parte da mitologia grega, exerceram grande fascínio sobre os pintores do Renascimento, sendo pintadas por Rafael e Botticelli, entre outros. E Rubens, grande conhecedor de arte antiga, pintou as três divindades no estilo do barroco. As Três Graças encontram-se entre as mais famosas composições plásticas da Grécia antiga, que continuam a encantar os artistas em todo o mundo.
Normalmente, as “Três Graça” são representadas como Rubens mostra em sua composição: três jovens nuas, de pé, entrelaçadas pelos ombros, sendo que a do meio encontra-se de costas para o observador. Elas se encontram entre árvores. A da direita tem como modelo a esposa do artista, Hélène Fourment. O objetivo central da obra é celebrar a beleza física.
Segundo a mitologia grega, às Graças, juntamente com a deusa Minerva, era atribuída a responsabilidade de confeccionar as túnicas e outras peças do vestuário das deusas. Eram chamadas de Eufrosina, Aglaé e Tália, e simbolizavam as deusas da dança, do encanto, dos banquetes, da abundância, das belas artes e de todas as diversões sociais, dotadas de grande beleza e inúmeras virtudes. São tidas como filhas de Zeus (Júpiter) e Eurínome, embora haja outras versões.
Muito conhecidas na mitologia grega, somente a partir do Renascimento é que as “Três Graças” passaram a fazer parte da mitologia romana, simbolizando a idílica consonância do mundo clássico. Inicialmente, nas primeiras representações clássicas, elas se encontravam vestidas com túnicas, tempos depois, passaram a ser representadas nuas, sempre de mãos dadas. Não se conhece o autor da primeira obra relativa a elas.
Ficha técnica
Ano: c. 1636-1638
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 221 x 181 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha
Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Mitologia/ LM
Views: 32
Muito legal!
Tatian
Rubens é um extraordinário pintor francês.
Agradeço sua visita e comentário. Volte mais vezes.
Abraços,
Lu
Show de bola, é um dos temas mais interessantes dentro da mitologia!
Lúcio
Agradeço a sua participação e comentário. Volte sempre.
Abraços,
Lu