Simone Martini e Lippo Memmi – A ANUNCIAÇÃO

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Autoria de Lu Dias Carvalho

martini

O retábulo Anunciação é obra dos pintores italianos Simone Martini e seu cunhado LippoMemmi, dois mestres jovens da escola de Duccio em Siena. Mas não se sabe com exatidão qual foi a parte feita por um e por outro. Presume-se que Martini pintou o painel central e Memmi os painéis laterais com os santos (Ansanus e Margareth) e os medalhões com os profetas (Jeremias, Ezequiel, Isaías e Daniel) na parte superior. Tal retábulo foi feito para ornamentar a Capela de San Ansano da Catedral de Siena. A cena acontece num cenário não realista, ricamente decorado em ouro. As duas figuras delgadas, centrais, são líricas e magnificentes.

Simone Martini (c. 1285?-1344) foi um dos mais famosos mestres do Gótico de Siena, tendo sido muito admirado em sua arte. Trabalhou para o Rei Roberto d’Anjou e foi amigo do poeta Francisco Petrarca. Recebeu influências dos pintores Duccio e Giotto e do escultor Giovanni Pisano, assim como da arte francesa. Sua obra tornou-se admirada pela elegância, sensibilidade e lirismo, ultrapassando as fronteiras italianas.  É tida como a mais importante do século XIV.  De Lippo Memme só se sabe a data de seu falecimento provável —1347? Esses dois mestres comungavam do gosto dos artistas franceses e ingleses por formas delicadas e líricas.

Na composição acima Maria encontra-se majestosamente assentada em sua cadeira de madeira toda decorada. Encontra-se visivelmente surpresa com a chegada do anjo Gabriel, a ponto de retrair-se. Ela segura na mão esquerda um livro vermelho, entreaberto pelo polegar, como se o estivesse lendo anteriormente e faz um gesto de susto e humildade. Seu corpo reclina-se para a esquerda e a cabeça volta para a direita, enquanto observa o mensageiro de Deus. Com a mão direita segura a gola de seu longo manto que se arrasta pelo chão de pedra.

O anjo Gabriel desce do Céu para levar a mensagem de Deus à Virgem. Suas asas são ricamente trabalhadas, assim como suas vestes, e ele tem na cabeça uma coroa de oliveira. Traz na mão esquerda um ramo da mesma planta, simbolizando a paz e sua missão de anunciador. De sua boca saem as palavras “Ave gratia plena”. A mão direita mostra-se erguida, como se ele estivesse prestes a dar a sua mensagem. Suas asas estão emolduradas pelo arco ogival da esquerda.

No centro da composição, no alto do arco ogivado, há uma pomba, símbolo do Espírito Santo, rodeada por querubins de quatro asas. E na parte inferior, abaixo da ave, vê-se um primoroso vaso com cinco ramos de açucenas, colocado num chão de pedras, representando a pureza de Maria. Ambos preenchem o espaço vazio entre as duas figuras. Os corpos esguios com curvas suaves estão cobertos por vestimentas flutuantes. As duas figuras são encaixadas com maestria no complexo formato do retábulo, sendo as asas do anjo emolduradas pelo arco ogival à  esquerda, enquanto o corpo da Virgem recolhe-se, emoldurado pelo arco ogival  da direita.

Nesta pintura a beleza dos gestos cria uma espécie de arabesco  parecidos com o das esculturas hindus e com as figuras japonesas e também com as iluminuras francesas. Os corpos são sutilmente esguios e as vestimentas fluidas possuem curvas suaves. Toda a pintura lembra um minucioso trabalho de ourives, com as figuras sobressaindo do fundo dourado, tendo sido ali habilmente colocadas no complexo formato de retábulo.  Observem como o corpo da Virgem se retrai para ficar emoldurada pelo arco ogival da direita, enquanto as asas do anjo são emoldadas pelo da esquerda. Esta pintura é tida como uma das mais belas obras-primas da arte gótica.

Ficha técnica:
Ano: 1333
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 184 x 210 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa:
1000 obras-primas da pintura europeia/ Edit. Könemann
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
A história da arte/ E. H. Gombrich

2 comentaram em “Simone Martini e Lippo Memmi – A ANUNCIAÇÃO

  1. Antônio

    Lu
    É interessante como a forma ogival serviu de moldura a favorecer o equilíbrio da criação artística. Esse elemento deu beleza às criações góticas.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Antônio

      O arco ogival foi uma das mais belas criações da arquitetura gótica, possibilitando mil e uma possibilidades à mesma.

      Abraços,

      Lu

      Responder

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