Autoria de Lu Dias Carvalho
O provérbio acima, também conhecido como em tempos de murici, cada um cuida de si, parece uma celebração ao egoísmo, ao rezar que cada indivíduo deve estar voltado apenas para si, sem se preocupar com o próximo. Mas, para compreender melhor o seu significado, é necessário que se saiba o que significa “murici”.
Segundo a Embrapa, “o muricizeiro é uma espécie rústica que se adapta muito bem a solos arenosos com pouco nutrientes e é indicado para áreas degradadas.” E o dicionário Aurélio assim o define: “Designação comum a várias espécies malpighiáceas do gênero Byrsonima (v. birsônima), que são árvores e arbustos que produzem um tipo de fruto drupáceo, do mesmo nome, de polpa edula, e que habitam maciçamente os cerrados; muricizeiro.”.
Pesquisas mostram que a espécie Byrsonima gardneriana, muito comum no bioma caatinga, apresenta seu período de floração logo após a época de chuvas, proporcionando flores durante toda a estação seca. E é nessa época que cada um precisa tocar a própria vida para tentar sobreviver, pois os outros em derredor se encontram na mesma situação de penúria no período da seca brava.
O muricizeiro, que produz o fruto de nome murici, possui uma floração muito bonita e é resistente à aridez do solo e à secura do tempo. O arbusto permanece florido mesmo na estação seca. É daí que nasceu o provérbio, segundo alguns, pois é a época em que os moradores da localidade passam por extremas dificuldades, sendo preciso viver com suas próprias forças para sobreviver à seca.
Referimos aqui à Byrsonima gardneriana, pois existem inúmeras espécies espalhadas por toda a América Tropical. Tais plantas são muitas vezes chamadas pelo nome do fruto: murici.
Fontes de pesquisa
Provérbios e ditos populares/ Pe. Paschoal Rangel
Embrapa
Views: 159
Lu
Sabe a história do elefante e o camundongo? O eleitor ainda não percebeu o tamanho de seu poder quando opta por candidatos falastrões, com nítidos traços de psicopatia e manipulação. Pequenos em projetos de ordem pública e social. E nessa toada política “Tempo de murici, cada um cuida somente de seus interesses!” Obrigada Lu! Sempre agregando! Carinho e admiração!
Sandra
O povão não subestima o poder que possui através do voto. Deixa-se levar por canastrões que só se preocupam com os seus próprios interesses e os de sua família, enriquecendo cada vez mais. Enquanto isso só leva tinta. Veja o horror que vivemos.
Abraços,
Lu
Lu,
o provérbio em “tempo de murici, cada um cuida de si” cabe como uma luva nesses políticos em relação ao povo. Eles vivendo às custas do povo, como se merecessem, e o povo se virando como podem. Cada um cuidando de si. É muito triste ver como a elite massacra os desfavorecidos.
Marinalva
Enquanto a base da pirâmide social incha, os privilegiados afunilam, criando uma rica casta num país de pobrecos.
Abraços,
Lu
Por que o murici só dá frutos sadios, quando a planta é queimada no mês de agosto para setembro?
Deimacleim
Dei uma pesquisada na internet e encontrei a seguinte explicação:
“O murici floresce e frutifica praticamente durante o ano todo. Isso faz com que também seja considerada uma árvore ornamental. É uma das primeiras espécies a emitir flores logo após uma queimada. Como as folhas são densamente pilosas (possuem pelos) e agrupadas no ápice dos ramos, protegem as gemas apicais (localizadas na extremidade dos ramos) do fogo. Adaptado a solos com presença de alumínio, o murici aguenta bem o clima do cerrado.”. Fonte:http://tudonaturalparaobem.blogspot.com.br/2012/11/murici-fruta-do-cerrado.html
Abraços,
Lu