Teste – A ARTE DO FUTURISMO, ORFISMO E RAIONISMO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

(Faça o curso gratuito de História da Arte, acessando: ÍNDICE – HISTÓRIA DA ARTE)

Após a Primeira Guerra Mundial o mundo passou por mudanças dramáticas no que diz respeito às noções de distância e tempo, com a chegada do aeroplano, dos automóveis e das comunicações sem fio. Nesse período apareceram inúmeros movimentos de arte inter-relacionados que objetivavam revelar o dinamismo da tecnologia e suas consequências para a sociedade. O Futurismo, movimento sociopolítico italiano de vanguarda, que englobou todas as artes de origem, aconteceu numa época em que a mecanização tornava tudo mais veloz, o que fez com que os artistas também quisessem acompanhar as mudanças provocadas pelos novos tempos.

  1. A velocidade produzida pela mecanização levou artistas a criarem um movimento com forte ligação com a literatura. A inauguração do novo estilo foi marcada pelo Manifesto Futurista (1909) do poeta e escritor:

    1. Umberto Boccioni
    2. Giacomo Balla
    3. Gino Severini
    4. Filippo Tommaso Marinetti

  2. O manifesto, criado em 1910 em Milão, era mais dirigido às artes plásticas, tendo sido assinado por artistas plásticos como Umberto Boccioni e Giacomo Balla. Visava representar o movimento sempre se associando:

    1. à velocidade.
    2. às guerras.
    3. aos tons ocres.
    4. à moral.

  3. O Futurismo foi um movimento sociopolítico ——— de vanguarda que aconteceu numa época em que a mecanização tornava tudo mais veloz.

    1. alemão
    2. italiano
    3. francês
    4. espanhol

  4. O movimento futurista italiano pedia que a Itália deixasse seu passado artístico para trás e abraçasse …………………….., levando em conta a nova industrialização.

    1. a arte clássica
    2. a vida moderna
    3. os operários
    4. o consumismo

  5. Os artistas futuristas possuíam um estilo mais abstrato, angular e esquemático. Em 1911/1912 a pintura futurista amadureceu sob a influência…

    1. do Abstracionismo russo.
    2. da Arte Abstrata alemã.
    3. do Cubismo analítico.
    4. do Cubismo sintético.

  6. Todas as alternativas referentes aos artistas futuristas estão corretas, exceto:

    1. Cantavam glória as maravilhas do dinamismo.
    2. Pediam a destruição de museus, bibliotecas e academias.
    3. Abominavam a juventude, a velocidade e o perigo.
    4. Atacavam os sonhos e as tradições morais.

  7. Os anos que vieram antes da Primeira Guerra Mundial assistiram a várias mudanças que diziam respeito à distância e ao tempo. Foi nesse período que apareceram diversos movimentos artísticos, inter-relacionados que objetivavam mostrar através da arte, o ritmo inimaginável da tecnologia e de suas consequências para a sociedade. Foram eles:

    1. Impressionismo, Orfismo e Maneirismo
    2. Realismo, Raionismo e Expressionismo
    3. Romantismo, Cubismo e Orfismo
    4. Futurismo, Orfismo e Raionismo

  8. O Futurismo a princípio foi abraçado jubilosamente pelos partidários da Primeira Guerra Mundial que viam nele uma fonte purificadora da sociedade, contudo, ao apoiar o Partido —————- italiano por volta de 1909, caiu em descrédito.

      1. Fascista
      2. Nazista
      3. Capitalista
      4. Marxista

  9. O escultor ————– (ver escultura acima) é tido como o único artista italiano desse movimento a colaborar de forma significativa com a arte europeia, sendo sua obra amplamente elogiada.

    1. Giacomo Balla
    2. Umberto Boccioni
    3. Medardo Rosso
    4. Gino Severini

  10. Umberto Boccioni publicou em 1912 um manifesto sobre a escultura futurista. Dentre as alternativas abaixo, apenas uma está incorreta:

    1. O fim das estátuas “fechadas”.
    2. A representação do movimento e da atmosfera.
    3. A utilização de todos os materiais disponíveis.
    4. O uso de cores e de formas realistas.

Nota: A ilustração acima refere-se à obra de Natalia Goncharova, intitulada Raionismo, Floresta Azul e Verde (1913). Os raios diagonais de tinta riscam toda a superfície da tela.

Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
A ARTE DO FUTURISMO, ORFISMO E RAIONISMO (I)
A ARTE DO FUTURISMO, ORFISMO E RAIONISMO (II)
Boccioni – DINAMISMO DE UM CICLISTA

Gabarito
1d / 2a / 3b / 4b / 5d / 6c / 7d / 8a / 9c / 10d

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *