Teste – A ARTE DO RENASCIMENTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

O período ocorrido entre 1300 e 1600 depois de Cristo foi de grandes transformações na história da humanidade. As mudanças aconteceram em todos os campos: religioso, político, econômico, social e cultural, sinalizando o fim do feudalismo e o início do capitalismo. Nesse período ressurgiu o interesse pelo passado clássico, passando os artistas a não mais obedecer as regras severas das instituições acadêmicas que menosprezavam qualquer criatividade fora de seus códigos. O Renascimento teve como berço a Itália, espalhando-se posteriormente pelo resto da Europa. Nessa época os governantes disputavam entre si a contratação dos mais renomados artistas que, ao invés de artesãos, como eram tidos na Idade Média, passaram a ser cotados por seu talento individual. Os papas italianos também tiveram grande importância para a arte, ao contratar os mais criativos artistas da época tanto na pintura quanto na arquitetura.

  1. A Itália é tida como o berço do Renascimento. Suas principais cidades responsáveis pelas transformações na arte foram:

    1. Veneza, Florença e Milão.
    2. Milão, Roma e Florença.
    3. Nápoles, Roma e Veneza.
    4. Florença, Veneza e Roma.

  2. As bases culturais do Renascimento são responsáveis por ter criado as raízes do Humanismo que pode ser definido como um movimento:

    1. de desvalorização do artista, obrigado a obedecer aos códigos acadêmicos.
    2. que renegava a herança greco-romana, sempre em busca do novo.
    3. de valorização da figura humana que se encontrava no centro da arte clássica.
    4. cuja visão social, religiosa e política só via respostas nas autoridades religiosas.

  3. No Renascimento a anatomia do corpo humano passou ser estudada ao vivo pelos artistas, primeiro secretamente e depois nos teatros anatômicos. O artista pioneiro nessa ciência foi:

    1. Leonardo da Vinci.
    2. Rafael Sanzio.
    3. Salvador Dalí.
    4. Filippo Brunelleschi.

  4. O pintor, escultor e arquiteto _________ foi o principal nome da arquitetura renascentista:

    1. Michelangelo Buonarroti
    2. Donatello
    3. Filippo Brunelleschi
    4. Andrea Mantegna

  5. Michelangelo Buonarroti foi um dos mais famosos escultores da arte renascentista. Dentre suas magníficas obras encontram-se:

    1. Moisés, Pietá e São Jorge.
    2. Davi, Pietá e Moisés.
    3. Moisés, Davi e Vênus.
    4. Davi, Vênus e Pietá.

  6. São características da pintura renascentista, exceto:

    1. A perspectiva que segue os princípios matemáticos e geométricos.
    2. O realismo que coloca em destaque a figura humana.
    3. O incentivo aos artistas para que tivessem o mesmo estilo.
    4. A ilusão de volume obtida através da técnica claro-escuro.

  7. São obras de Leonardo da Vinci, expostas no Museu do Louvre em Paris/França, situadas entre as pinturas mais famosas do mundo:

    1. Escola de Atenas e Assunção.
    2. Mona Lisa e A Última Ceia.
    3. Nascimento de Vênus e Leda Atômica.
    4. Guernica e A Tempestade.

  8. O uso da _______________ pelos pintores renascentistas foi de grande importância, pois os libertou da rápida secagem da têmpera do ovo:

    1.  tinta a óleo
    2.  sfumato
    3. aquarela
    4. xilogravura

  9. O Renascimento diz respeito a um período marcado por grandes transformações religiosas, políticas, sociais, econômicas e culturais marcando:

    1. exclusão de conceitos matemáticos.
    2. o alvorecer do ideal artístico no Oriente.
    3. o início do retorno à pintura bizantina.
    4. o fim do feudalismo e o início do capitalismo.

  10. A escultura renascentista buscava representar o homem de uma maneira realista.

    Marque a alternativa que não diz respeito à escultura no período renascentista:
     
    1. Não podia ser vista de todos os lados.
    2. Deixou de ser criada para ficar na parede.
    3. Foi colocada num pedestal para melhor ser vista.
    4. Tornou-se livre e independente.

Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
A ARTE DO RENASCIMENTO
Giovanni Bellini – PIETÀ (III)
Hans Holbein, o Moço – OS EMBAIXADORES
Piero della Francesca – POLÍPTICO DE SANTO ANTONIO
Pieter Bruegel, o Velho – JOGOS INFANTIS

 Gabarito
1d /  2c / 3a / 4c / 5b / 6c / 7b / 8a / 9d / 10a

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *