A língua é a criação, mas também o fundamento da linguagem — que não poderia funcionar sem ela —; é, simultaneamente, o instrumento e o resultado da atividade de comunicação. Por outro lado, a linguagem não pode existir, manifestar-se, desenvolver-se a não ser pelo aprendizado e pela utilização de uma língua qualquer. (Tatiana Slama-Casacu)
- Trata-se da faculdade que as pessoas possuem de se comunicarem umas com as outras, exprimindo seus conceitos, ideias e sentimentos, sendo que qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado um meio de comunicação.
- Linguagem
- Língua
- Linguística
- Fonema
- Trata-se de um código verbal específico, ou seja, de um conjunto dos elementos que constituem a linguagem falada ou escrita peculiar a uma coletividade.
- Discurso
- Sintaxe
- Linguagem
- Língua
- Diz respeito à língua no ato da comunicação que pode ser oral ou escrita, levando em conta a execução individual de cada pessoa, devendo a exposição ser ordenada para que se entenda o sentido do assunto exposto.
- Língua
- Linguagem
- Discurso
- Gramática
- No que diz respeito à linguagem, trata-se da maneira particular e pessoal de um indivíduo se expressar, ou seja, do modo pelo qual ele usa os recursos da língua para expressar, verbalmente ou por escrito, pensamentos e sentimentos.
- Discurso
- Gramática
- Linguagem
- Estilo
- Trata-se do ramo da linguística que estuda a língua como fenômeno social e cultural.
- Sociolinguística
- Linguística
- Estatística
- Analítica
- Modo de falar restrito e próprio de uma comunidade linguística menor, pertencente a outra maior, inserida numa mesma língua, como as variações da língua portuguesa faladas no Brasil.
- Estilo
- Discurso
- Dialeto
- Linguística
- A língua portuguesa originou-se do ————-, hoje língua morta, que por sua vez entronca-se na grande família das línguas indo-europeias.
- latim
- espanhol
- francês
- inglês
- As chamadas línguas românicas, também conhecidas como línguas neolatinas ou línguas latinas são idiomas que integram o vasto conjunto das línguas indo-europeias que se originaram da evolução do latim, principalmente do latim vulgar, falado pelas classes mais populares. São elas:
- espanhol, francês, português, romeno e inglês;
- francês, espanhol, holandês, português e romeno;
- romeno, espanhol, português, italiano e francês;
- português, espanhol, italiano, francês e norueguês.
- A língua portuguesa é a segunda língua neolatina mais falada em todo o mundo, enquanto o espanhol ocupa o primeiro lugar. O português é a língua oficial dos seguintes países:
- Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Nigéria;
- Brasil, Portugal, Argentina, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste;
- Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, México, São Tomé e Príncipe, Timor Leste;
- Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.
- A ———– tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças a ela, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem seu bom uso.
- gramática
- linguística
- síntese
- ortografia
Gabarito
1a / 2d/ 3c/ 4d/ 5a/ 6c/ 7a/ 8c/ 9d/ 10d
Views: 5
Lu,
Foi uma bela aula para o ENEM em tempos de pandemia. Tenho uma dúvida: qual foi a língua, linguagem e estilo usados na reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020 em Brasília?
Um forte abraço,
Devas
Devas
Gostei da sua indagação. Andei pesquisando em diversos campos e todos me levaram a uma única resposta: a língua usada foi a da imbecilidade; a linguagem é a da intolerância, do descaso e do desrespeito; o estilo usado é o da arrogância, da prepotência e da imbecilidade. E pensar que o país é dirigido por um bando desse é de revirar o estômago.
Abraços,
Lu