Teste – LÍNGUA PORTUGUESA (ENEM)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A língua é a criação, mas também o fundamento da linguagem — que não poderia funcionar sem ela —; é, simultaneamente, o instrumento e o resultado da atividade de comunicação. Por outro lado, a linguagem não pode existir, manifestar-se, desenvolver-se a não ser pelo aprendizado e pela utilização de uma língua qualquer. (Tatiana Slama-Casacu)

  1. Trata-se da faculdade que as pessoas possuem de se comunicarem umas com as outras, exprimindo seus conceitos, ideias e sentimentos, sendo que qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado um meio de comunicação.

    1. Linguagem
    2. Língua
    3. Linguística
    4. Fonema

  2. Trata-se de um código verbal específico, ou seja, de um conjunto dos elementos que constituem a linguagem falada ou escrita peculiar a uma coletividade.

    1. Discurso
    2. Sintaxe
    3. Linguagem
    4. Língua

  3. Diz respeito à língua no ato da comunicação que pode ser oral ou escrita, levando em conta a execução individual de cada pessoa, devendo a exposição ser ordenada para que se entenda o sentido do assunto exposto.

    1. Língua
    2. Linguagem
    3. Discurso
    4. Gramática

  4. No que diz respeito à linguagem, trata-se da maneira particular e pessoal de um indivíduo se expressar, ou seja, do modo pelo qual ele usa os recursos da língua para expressar, verbalmente ou por escrito, pensamentos e sentimentos.

    1. Discurso
    2. Gramática
    3. Linguagem
    4. Estilo

  5. Trata-se do ramo da linguística que estuda a língua como fenômeno social e cultural.

    1. Sociolinguística
    2. Linguística
    3. Estatística
    4. Analítica

  6. Modo de falar restrito e próprio de uma comunidade linguística menor, pertencente a outra maior, inserida numa mesma língua, como as variações da língua portuguesa faladas no Brasil.

    1. Estilo
    2. Discurso
    3. Dialeto
    4. Linguística

  7. A língua portuguesa originou-se do ————-, hoje língua morta, que por sua vez entronca-se na grande família das línguas indo-europeias.

    1. latim
    2. espanhol
    3. francês
    4. inglês

  8. As chamadas línguas românicas, também conhecidas como línguas neolatinas ou línguas latinas são idiomas que integram o vasto conjunto das línguas indo-europeias que se originaram da evolução do latim, principalmente do latim vulgar, falado pelas classes mais populares. São elas:

    1. espanhol, francês, português, romeno e inglês;
    2. francês, espanhol, holandês, português e romeno;
    3. romeno, espanhol, português, italiano e francês;
    4. português, espanhol, italiano, francês e norueguês.

  9. A língua portuguesa é a segunda língua neolatina mais falada em todo o mundo, enquanto o espanhol ocupa o primeiro lugar. O português é a língua oficial dos seguintes países:

    1. Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Nigéria;
    2. Brasil, Portugal, Argentina, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste;
    3. Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, México, São Tomé e Príncipe, Timor Leste;
    4. Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.

  10. A ———– tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças a ela, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem seu bom uso.

    1. gramática
    2. linguística
    3. síntese
    4. ortografia


Gabarito

1a / 2d/ 3c/ 4d/ 5a/ 6c/ 7a/ 8c/ 9d/ 10d

2 comentários em “Teste – LÍNGUA PORTUGUESA (ENEM)

  1. Adevaldo Rodrigues

    Lu,

    Foi uma bela aula para o ENEM em tempos de pandemia. Tenho uma dúvida: qual foi a língua, linguagem e estilo usados na reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020 em Brasília?

    Um forte abraço,

    Devas

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Devas

      Gostei da sua indagação. Andei pesquisando em diversos campos e todos me levaram a uma única resposta: a língua usada foi a da imbecilidade; a linguagem é a da intolerância, do descaso e do desrespeito; o estilo usado é o da arrogância, da prepotência e da imbecilidade. E pensar que o país é dirigido por um bando desse é de revirar o estômago.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *