Ticiano – A NINFA E O PASTOR

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor Ticiano Vecellio (1490 – 1576), também conhecido como Tiziano, Titian ou ainda como Titien, encontra-se entre os grandes nomes da pintura italiana. Ainda pequeno, retirava suco de flores para desenhar toalhas e lençóis. O pai, Capitão Conte Vecellio, reconhecendo o pendor artístico do filho, envia-o para Veneza, acompanhado do irmão mais velho. Ali é apresentado por um tio aos mais importantes pintores venezianos da época.  Passa pelas mãos de Gentile Bellini e depois nas de Giorgione que o acolhe com entusiasmo. Sorve com tanto interesse os ensinamentos de Giorgione que, com 20 anos incompletos, tem uma de suas pinturas confundida com a obra do mestre. Oportunidade em que o aluno percebe que não existe mais nada a ser aprendido com ele e passa a caminhar por conta própria.

A composição pastoral intitulada A Ninfa e o Pastor é uma obra-prima do artista e uma criação de seus anos avançados, quando passou a ter uma inspiração mais universal. O tema torna-se simplificado, enquanto a perspicácia psicológica é ampliada pelo pintor. Para uma melhor apreciação da obra, ela deve ser vista de longe, pois de perto os contornos mostram-se borrados, principalmente em relação à paisagem vista ao fundo. Trata-se de uma das últimas obras de Ticiano.

A cena amorosa entre a ninfa e o pastor está carregada de grande expressividade. Apresenta um pastor sentando debaixo de uma árvore, preparando-se para tocar flauta para a ninfa que ali se encontra deitada, nua, sobre uma pele de pantera. Ele vira sua cabeça para ela que, de costas, olhando acima do ombro direito, volta-se para o observador, parecendo sorrir. Ao fundo, à direita, um bode tenta galgar uma árvore sem parte do tronco. A pele e o bode simbolizam a luxúria.

Ficha técnica
Ano: c.1570
Técnica: óleo sobre tela (reduzido nos lados)
Dimensões: 150 x 186,5 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://artsandculture.google.com/asset/nymph-and-shepherd/CQH3EE_tKa4zWw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *