TÔKAIDÔ – MINAKUCHI

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

tv12Hokusai fez cerca de 500 desenhos para sete séries que tinham relação com a estrada Tôkaidô. Os temas centrais das estampas são as atitudes e as atividades humanas. O artista concentrou seu interesse, principalmente, na aparência e no modo de agir dos viajantes, assim como nos ofícios dos habitantes locais.

Os viajantes das sete séries são normalmente monges, andarilhos, carregadores, serviçais e senhores com um só ajudante.

Nesta estampa, 53 Estações da Estrada Tôkaidô-Minakuchi, detalhada e cheia de inúmeras informações, estão presentes cinco figuras. Três delas, sendo um homem e duas mulheres, estão dentro de um albergue, enquanto na calçada passam um senhor e seu carregador. Uma grande árvore encontra-se à frente da hospedaria.

Um homem está assentado, numa plataforma mais alta, sobre a qual se encontra uma almofada, enquanto as duas mulheres, num plano inferior, labutam numa tina, possivelmente lavando roupas. O trio traz o olhar direcionado para os dois passantes, que de alguma forma chamou-lhes a atenção.

O viandante, que parece mais velho, leva um apoio e segue à frente do carregador, que anda com passos largos, e, cuja ínfima vestimenta demonstra que pertence a uma baixa posição social. Ele deve se manter sempre atrás de seu senhor.

A estrada de Tôkaidô (Estrada do mar do Leste) tinha 53 pontos de parada e muitos albergues para atender os viajores. Essas estações formaram os núcleos de futuras cidades japonesas. Cada quilômetro era assinalado por um marco de pedra. O título, portanto, está ligado ao número desses pontos de parada.

Ficha técnica
Artista: Katsushika Hokusai (1760 – 1849)
Dimensão: 21,1 x 16,4 cm
Data: c.1810

Fontes de pesquisa
O Japão / Editora Globo
Ukiyo-e / Instituto Moreira Salles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *