Autoria de Lu Dias Carvalho
O pintor Anthony van Dyck foi o mais talentoso discípulo e ajudante do pintor francês Peter Paul Rubens, sendo 22 anos mais jovem do que o mestre, de quem herdou o talento na representação da textura e superfície das figuras. Também se transformou num dos pintores retratistas mais procurados da Europa.
A composição Madalena Penitente é uma obra da juventude de Van Dyck, quando ele ainda se encontrava bem próximo ao estilo de seu mestre Rubens. Contudo, em sua pintura, o artista moderou na exuberância da cor e na sensualidade da modelo. Ele usou uma palheta rica e uma estrutura original na sua composição.
Madalena, a discípula mais amada de Jesus, é retratada de corpo inteiro, volumosa, coberta apenas por um suntuoso manto, finamente trabalhado. Sua tez é perolada e seus cabelos dourados estçai a cair-lhe pelas costas robustas. Com as mãos retorcidas e os olhos voltados para os céus, ela chora.
À direita, atrás de Maria Madalena, encontra-se um anjo que, ao contrário dela, volta a cabeça para baixo. Ele traz nas mãos um vaso de unguento, usado para ungir as feridas de Cristo, atributo da santa. Sobre ela, à esquerda, realçando a cor de sua pele, está parte de um sobrecéu, e ao fundo descortina-se uma paisagem verdejante.
Obs.: Existem três outras versões desta tela.
Ficha técnica
Ano: c.1640-1641
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 169 x 148,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda
Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
Views: 4