Van Gogh – NOITE ESTRELADA SOBRE O RÓDANO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH vg1234567

Estou terrivelmente fascinado pelo problema de pintar cenas ou efeitos noturnos no local, ou melhor, à noite. (Van Gogh)

No azul profundo as estrelas eram cintilantemente esverdeadas, amarelas, brancas, cor-de-rosa, de um brilhante mais vítreo do que em casa – mesmo em Paris: chame-se-lhes opalas, esmeraldas, lápis lazuli, rubis, safiras. Certas estrelas são amarelo-limão, outras têm um rubor rosa, ou um verde ou azul ou um brilho que não se esquece. E, sem querer alargar-me neste assunto, torna-se suficientemente claro que colocar pequenos pontos brancos numa superfície azul-preta não basta. (Carta de Van Gogh a Theo em 19 de junho de 1888)

Nos últimos anos de sua vida, o pintor holandês demonstrou um grande interesse pelos céus noturnos. Dizem que nutria grande interesse pela astronomia, sendo um leitor assíduo de uma revista com tal tema. Em uma de suas cartas ao irmão Theo, ele fala com grande entusiasmo sobre as cores e cintilações das estrelas e outros corpos celestes. E, segundo algumas fontes, quanto mais ele questionava a relação entre o homem e o Cosmo, mais se interessava por tal ciência.

A tela Noite Estrelada sobre Ródano foi pintada em Arles, sul da França, para onde Van Gogh mudou-se em busca de luz e cor, nove meses antes de se internar. Apesar da exuberância das cores azul e amarela, vistas na pintura acima, tudo se mostra calmo e esplendoroso com as luzes naturais, vindas das estrelas, e a luz dourada das casas refletindo-se no rio. As ondulações da água trazem um clima romântico. O impacto visual causado é imediato, estabelecendo uma magia entre a pintura e o observador.

Esta cena noturna baseou-se, segundo os pesquisadores, numa experiência comovente da escuridão sem fim, que Van Gogh descreve numa carta ao irmão:

Uma vez fui dar um passeio pela praia deserta, à noite. Não foi alegre, nem triste – foi belo.

O Ródano (francês Rhône) é um importante rio europeu que tem sua nascente na Suíça e acaba seu curso na França, onde desagua no mar Mediterrâneo. É o rio francês mais caudaloso e o mais importante rio europeu a desaguar no Mediterrâneo.

Curiosidades:
Àqueles que se sentiram emocionados com a história de Vincent van Gogh, sugiro as seguintes obras:

  • Sede de Viver – filme de Vincent Minelli
  • Sonhos – filme de Akira Kurosawa
  • Vincent e Theo – filme de Robert Altman
  • Van Gogh – filme de Maurice Pialat
  • Van Gogh/ Vida e Obra – Editora Taschen

Ficha técnica:
Data: 1888
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 72,5 x 92 cm
Localização: Museu d`Orsay, Paris, França

Fonte de Pesquisa:
Van Gogh/ Editora Taschen

4 pensou em “Van Gogh – NOITE ESTRELADA SOBRE O RÓDANO

  1. Bárbara

    Estou imensamente agradecida, vou utilizar todas as informações em meu futuro trabalho sobre a obra. 😀

    Amo seu blog/site, bem completo e super útil.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Bárbara

      É para vocês, meus queridos leitores e estudantes, que procuro dar o melhor de mim, trazendo textos com o máximo de informação possível e com as devidas fontes consultadas, assim como a ficha técnica das obras. Tenho recebido elogios pelo blog até de leitores de outros países.

      Muito obrigada pela sua visita, comentário e carinho. Espero que nos visite sempre.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Mário

      Van Gogh estava além de seu tempo.
      Este é um dos seus mais belos quadros.
      É simplesmente fantástico.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *