Autoria de Lu Dias Carvalho
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O pintor flamengo Lucas van Valckenborch, o Velho (1535-1597), membro de uma grande família de artistas, sendo irmão de Marten van Valckenborch, tornou-se conhecido sobretudo por suas belas paisagens, embora tenha criado retratos e cenas alegóricas. Fez parte do círculo dos pintores Pieter Bruegel, o Velho e Hans Bol, grandes nomes da pintura de paisagens nos Países Baixos. Lucas van Valckenborch tornou-se conhecido principalmente por suas paisagens que retratam cenas existentes e também imaginárias.
A maravilhosa pintura intitulada Inverno, ou também Paisagem de Inverno, representa uma das quatro grandes telas criadas pelo artista para a série “Estações”. A composição é uma narrativa de tom idílico. A cena é apresentada mais de perto, contendo um número relativamente reduzido de elementos, se comparada a outra pintura do artista com a mesma temática. As pessoas (homens, mulheres, jovens e crianças) transitam apressadas sob a nevasca, todas muito bem agasalhadas, embora algumas brinquem de batalha com bolas de neve, tanto à direita quanto à esquerda.
Em primeiro plano, à esquerda, um casal anda apressado e logo atrás vem um segundo, acompanhado de uma criança. Três pessoas, próximas à grande árvore, transportam lenha na cabeça e, mais ao fundo, dois garotos brincam com a neve. À direita, em primeiro plano, um homem, uma mulher e uma criança transportam feixes de lenha na cabeça. Próximos a eles, um homem conduz uma carroça puxada por uma parelha de cavalos com o que parece ser feno ou lenha. Mais ao fundo, duas pessoas, seguidas de um cão, também transportam lenha na cabeça. São vistos dois esquiadores e três trenós na pintura que apresenta várias edificações com seus telhados brancos, à direita, que trazem várias pessoas nas portas, janelas e frente. Não é possível divisar o que se encontra ao fundo.
Ficha técnica
Ano: 1586
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 117 x 198 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria
Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
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Lu, é impressionante que o artista com tão pouco matizes consegue transmitir tanta realidade.
Messias
Ainda mais em se tratando de uma época em que seu material de trabalho era reduzidíssimo.
Abraços,
Lu