Autoria de Lu Dias Carvalho
A pintura Deposição, também conhecida por Pietá, é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro. Em sua tela de temática religiosa, ele representa a deposição de Cristo da cruz. O artista fez outras telas com temas religiosos, sempre imbuído da preocupação em adaptar, para uma linguagem moderna, os temas tradicionais da arte sacra.
A Virgem Maria ocupa o centro da tela na vertical. No colo ela traz seu filho Jesus, depois de ser descido do madeiro. A Virgem Mãe encontra-se declinada em direção ao corpo do filho morto. É possível ver um fragmento da cruz em cor marrom às suas costas. Seus braço direito e cabeça estão paralelos ao corpo do filho. Sua expressão é de profunda dor.
Outra figura de perfil encontra-se à esquerda de Maria, podendo ser a representação de José de Aritmateia. Sua cabeça na vertical está alinhada com a de Jesus, também na vertical, e com a da Virgem na horizontal. Ele segura o corpo do Mestre, abaixo dos braços, dando a impressão de que seu braço esquerdo seja também o de Maria, ao abraçar o filho. José encontra-se ajoelhado. Todas as figuras estão descalças.
O corpo de Cristo na horizontal traz a mão direita estendida horizontalmente e a esquerda pendida verticalmente. Marcas ensanguentadas na testa remetem ao uso da coroa de espinhos, enquanto feridas nos braços e nas pernas lembram o uso dos pregos no seu suplício na cruz. Seus olhos estão abertos e de cada um deles brota uma lágrima de sangue. De sua boca fechada também escorre sangue no canto direito. Seus pés, que pendem do colo de Maria, parecem não tocar o chão.
Em razão da proximidade as três figuras formam um único bloco, como se se tratasse de uma escultura. A ausência de pescoço, o formato das mãos e dos pés, assim como o seio e as patelas, representadas por pequenos círculos, e também a cor terrosa, remetem à arte marajoara. Pela presença de nuvens que despontam, conclui-se que se trata do anoitecer.
Ficha técnica
Ano: 1966
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 59 x 72 cm
Localização: Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha
Views: 160
Qual movimento artístico ele usou para fazer essa obra?
Denilson
Vou lhe responder com as palavras do próprio artista:
“Minha pintura não poderia existir antes do cubismo, que me legou as noções de construção, luz e formas. Minhas influências: O futurismo, o cubismo, a estampa japonesa, a arte negra, a escola de Paris, nosso barroco, e sobretudo a arte do nosso ameríndio na ilha de Marajó.”
Agradeço a sua visita e comentário. Será um prazer recebê-lo sempre.
Abraços,
Lu