Fruta do sul da Ásia, mais especificamente China, Tibete e Índia, ela chegou ao Brasil com a promessa de ajudar a emagrecer, combater doenças e até melhorar a potência sexual. Trata-se da goji berry, usada na medicina tradicional chinesa e cultivada há mais de 600 anos. A frutinha é mais facilmente encontrada por aqui na forma desidratada.
A goji berry tem potente ação antioxidante e alta concentração de vitamina C, que chega a ser 50 vezes maior que a da laranja. Sabemos que todas as “berries” fazem bem à saúde, pois contêm alta concentração de carotenoides (são todas de coloração vermelha). Já foram citadas neste site o blueberry (mais conhecido como mirtilo), o raspberry (a nossa framboesa), o cranberry, o strawberry (nosso morango) e o açaí (ou açaí berry).
Um estudo, publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, em 2008, com 72 pacientes com risco para doenças cardiovasculares, mostrou o efeito protetor da fruta. Os voluntários consumiram porções moderadas da goji berry por oito semanas e tiveram melhora na pressão arterial e diminuição do “colesterol ruim”. A goji berry possui uma grande quantidade de nutrientes antioxidantes. Por isso, ela é considerada um superalimento. Nela, encontramos 18 aminoácidos, elevadas concentrações de vitamina A (beta-caroteno), B1, B2, B6 e vitamina E. É a fruta com maior quantidade de vitamina C, rica em ferro, polissacarídeos e fitoquímicos, ficando os destaques para a luteína e zeaxantina.
Benefícios da fruta:
- Melhora da imunidade;
- auxilia no aumento do nível de energia das pessoas;
- melhora a capacidade de concentração;
- ajuda em quadros de fadiga e estresse;
- ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, devido ao seu poder antioxidante;
- ajuda nos casos e também na prevenção da degeneração macular senil, devido à presença da luteína;
- tem ação anticancerígena pela presença de carotenoides. Esses mesmos carotenoides também melhoram o aspecto da pele.
- ajuda na melhora do humor e bem-estar, devido à presença do aminoácido tryptofano, que é o precursor da serotonina.
Mas tome cuidado com as falsas promessas de que seu consumo ajuda a emagrecer. Não há nenhum estudo citando este fato.
Para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15g a 45g, ou 120 ml de seu suco. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes. Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. É possível achar a goji berry desidratada em lojas e empórios de produtos naturais (pode ser encontrada no Mercado Central de BH) e em cápsulas, em farmácias de manipulação. Seu uso como suplemento em cápsulas deve ter acompanhamento médico e/ou nutricional.
Nota: imagem copiada da Página de CAROL MORAIS
Views: 2
Minha filha apareceu com um saquinho com estas frutinhas desidratadas. Provei. Bom mesmo não é, mas parece que os efeitos são muito benéficos. Vou pensar no assunto. Bem descrito o poder da fruta.
Adoro as gojis berrys, consegui ótimos benefícios com essa frutinha! recomendo o goji do Emporium SimSim, bem docinha e graúda!
Mila
Mila
Você não disse onde fica tal empório.
Abraços,
Lu
Fui olhar o preço dessa fruta desidratada numa farmácia natural e quase cai do salto.
Nossa! Que horror! Aquilo é para nababo.
Vamos ficar com nossas frutinhas, mesmo.