A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA NOITE DE SONO

Autoria do Dr. Telmo Diniz

cand123456

Inicie seu dia à noite

Costumo observar em consultório, de forma bastante corriqueira, que as pessoas se sentam cansadas e fatigadas logo que iniciam o seu dia. “Doutor, parece que quando eu me levanto da cama, estou arrastando correntes”. Nossa produtividade depende, em boa parte, de uma noite tranquila e repousante. Noites mal dormidas acarretam, com o tempo, o desenvolvimento de uma série de doenças, como:

  • ganho de peso e obesidade,
  • hipertensão arterial,
  • falhas de memória,
  • resistência a ação da insulina com consequente desenvolvimento do diabetes
  • e problemas de crescimento em crianças e adolescentes.

Ciclo

Para que possamos entender melhor a questão, é importante falarmos do ritmo circadiano, que designa o período de 24 horas. Este ciclo é regulado por hormônios e determina nossa atuação psicológica e biológica, ou seja, tem influência em várias funções do corpo humano, como a digestão, nossas secreções, renovações celulares, entre vários outros. Em outras palavras, logo que nos acordamos, inicia-se a liberação do cortisol, que é o hormônio do estresse e da vigília. Ele promove a elevação da glicose no sangue, aumenta a temperatura corporal, incrementa a irrigação de sangue para os músculos, fornecendo ao corpo o que ele necessita para começar a “funcionar”.

Ao contrário, quando vamos nos deitar, inicia-se a produção da melatonina, que é responsável pelo aprofundamento do sono, pelos sonhos, etc. Promove o devido descanso ao corpo para que possa se renovar para o dia seguinte. O dia a dia corrido, o estresse cronificado, altos níveis de ansiedade, depressão e vários outros fatores físicos e psicológicos podem interferir neste ciclo.

Noites de sono de qualidade ruim levam necessariamente a quadros de irritabilidade, lentificação do raciocínio e a redução da concentração e da atenção no trabalho. Portanto, devemos nos lembrar de que, para termos um dia produtivo, é necessário uma noite de sono repousante.

Higiene do sono

Dicas para uma boa higiene do sono:

  • fixar um horário certo de ir para a cama e de acordar;
  • ir para a cama só quando estiver com sono;
  • evitar dormir durante o dia;
  • evitar passar tempo excessivo na cama tentando dormir (Quando não se consegue dormir, é preferível levantar e sair do quarto até que volte a sentir sono novamente);
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas por, no mínimo, seis horas antes de deitar (O álcool pode alterar a arquitetura do sono e aumentar o número de apneias nos portadores de apneia obstrutiva do sono).
  • evitar refeições pesadas antes de dormir e o uso de bebidas estimulantes (como café, chá preto, verde ou mate e energéticos por no mínimo seis horas antes de deitar);
  • praticar exercícios físicos regularmente, evitando fazê-los próximos ao horário de dormir;
  • procurar relaxar física e mentalmente pelo menos duas horas antes de dormir;
  • não utilizar TV ou computador até tarde da noite, o quarto em que se dorme deve ser confortável, silencioso, escuro e com uma temperatura agradável.

O sono não traz a solução para os nossos problemas corriqueiros, porém, um descanso noturno de qualidade ajuda bem a resolvê-los logo no dia seguinte. Portanto, inicie seu dia com uma boa noite de sono.

Nota: Imagem copiada de gitanadealma.blogspot.com

4 comentários sobre “A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA NOITE DE SONO

  1. Rui

    Lu

    Como sempre, os textos do doutor Telmo são proveitosos. Nada como um sono relaxante, mas eu tenho que tomar medicação para esse belo sono, e fazer exercícios como caminhadas, para chegar ao fim do dia um pouco cansado. Felizmente tenho que acordar sempre com garra.

    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      Aqueles que vão caindo na cama e dormindo são privilegiados. Também tenho dificuldades para dormir. Além dos exercícios, tomar um banho morno e depois um copo de leite, também morno, antes de dormir, ajuda bem, assim como os exercícios de relaxamento.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Alfredo Domingos

    Dr. Telmo,
    Parabenizo pelo texto! Muito bem feito e proveitoso . A ausência de um bom sono, realmente, preocupa a todos nós. Acordar bem é essencial. Tomei a liberdade de divulgar as suas dicas no meu trabalho, onde temos um quadro com “bons conselhos”, claro que informei a autoria.
    Abraço,
    Alfredo Domingos.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Alf

      Nada como uma boa noite de sono. A gente levanta com uma grande disposição. Tais dicas merecem ser propagadas.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *