Almeida Júnior – LEITURA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

leitu

Na obra Leitura, o artista brasileiro Almeida Júnior mais uma vez volta-se para o tema da leitura. Assim como Moça com Livro, há apenas uma figura humana no quadro. Pelas características apresentadas, a leitora parece ser de família rica e morar numa fazenda. A presença do livro, dobrado em sua mão esquerda, demonstra se tratar de uma garota culta.

A moça, com sua bela vestimenta, sentada confortavelmente numa cadeira de espaldar alto, lê tranquilamente na varanda de sua casa, tendo à esquerda, um riacho e uma estrada que conduz a uma igreja e várias casas espelhadas pela paisagem, possivelmente um vilarejo. Mais ao fundo, erguem-se montanhas azuis.

À frente da moça encontra-se uma cadeira contendo uma capa e mais dois objetos sobre ela, levando a crer que outra pessoa lhe fazia companhia antes. Pelo longo cabelo, que desce até o chão, presume-se que a retratada seja Rita Ybarra, com quem Almeida Júnior teve uma ligação amorosa, gerando seu filho Mario Ybarra.

O quadro Leitura foi premiado com uma Medalha de Ouro, ao ser apresentado em 1893, na Exposição Internacional Colombiana de Chicago, na parte dedicada aos artistas brasileiros.

Vejam também, aqui no blog, o saboroso texto do escritor Alfredo Domingos sobre este quadro: Almeida Júnior – LEITURA

Ficha técnica
Ano: 1892
Dimensões: 95 x 141 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil

Fonte de pesquisa
Almeida Júnior/ Coleção Folha

4 comentários sobre “Almeida Júnior – LEITURA

  1. Alfredo Domingos

    Lu,
    Meus cumprimentos por trazer de volta esta obra de Almeida Júnior. Agradeço a gentileza de indicar que já abordei a “Leitura” aqui no blog. Esta tela une o cerne do blog: arte e literatura. Uma coisa dentro da outra. Parabéns pelo seu atual texto. Meu abraço. Sucesso!
    Alfredo Domingos.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Alf

      Como você sempre diz, a arte de Almeida Júnior é mesmo fantástica. É uma pena que tenha morrido tão novo, privando-nos de seu talento.
      Também indiquei, ao final do meu, o seu primoroso e sensível texto sobre “O Descanso da Modelo”. Fazemos uma boa dupla… risos.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder
      1. Alfredo Domingos

        Obrigado, querida Lu.
        Fazemos, sim, boa dupla! O seu blog é muito legal e nos permite surfar nas ondas das palavras e das ideias! Quer coisa melhor?
        Respondo: não há!
        Abração,

        Alfredo Domingos.

        Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Alf

          Corrigindo: o “nosso” blog.
          Estamos angariando cada vez mais acessos.

          Um grande abraço,

          Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *